Como parte do Curso de Comunicação Popular do NPC, a escritora Isabel Loureiro irá lançar, no dia 7 de julho, o livro "Rosa Luxemburgo ou o preço da liberdade", no Senge-RJ.
27 de junho de 2016
Notícias do NPC
Hoje e amanhã, dias 27 e 28 de junho, os jornalistas Arthur Wiliam e Claudia Santiago, do NPC, estão no Sindicato dos Bancários de Piracicaba com o curso Comunicação Sindical e Mídias Digitais. O livro “Muralhas da Linguagem”, de Vito Giannotti, compõe o material didático trabalhado com os estudantes. No dia 7 de julho, estaremos no Sindipetro-Norte Fluminense. E nos dias 11 e 12 de julho, o NPC participa de debate sobre conjuntura e mídias digitais, em São Paulo, com Reginaldo Moraes e Arthur William.
Charge de Semana
Por Andre Dahmer
Artigos
[Por Guilherme Boulos - FSP- 23/06/2016] O governo interino de Michel Temer anunciou para as próximas semanas o envio de um projeto de Reforma da Previdência ao Congresso Nacional. A proposta capitaneada por Henrique Meirelles deve incluir idade mínima para aposentadoria e aplicação das novas regras já aos trabalhadores na ativa. A missão, diga-se, foi preparada pela presidenta Dilma, que defendeu a reforma na abertura do ano legislativo como parte das fracassadas tentativas de angariar apoio no mercado. Agora, o interino e seu ministro-banqueiro querem impô-la guela abaixo dos trabalhadores. Paralelamente intensifica-se a mistificação da opinião pública, forjando um consenso de que o ataque às aposentadorias é uma preocupação com o futuro e que, sem ele, o país caminharia à bancarrota. Leia o artigo completo.
Entrevistas
[Por Cláudia Lamego / Carta Capital-13.06.2016] Negada pelo governo da França, a tortura foi confessada pelo general Paul Aussarresses, que admitiu sua prática e a defendeu como legítima arma de guerra. Leneide Duarte-Plon, autora do livro "A tortura como arma de guerra", concedeu uma entrevista para a revista Carta Capital. Confira.
Radiografia da Comunicação Sindical
Na segunda-feira, dia 20 de junho, o Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) lançou uma campanha de combate à cultura do estupro. Ao todo, são cinco ilustrações, que retratam cenas cotidianas da vida das mulheres. No dia 22/7, às 16h, na sede da Federação, vai rolar também o lançamento do desenho animado da Engenheira Eugênia. A jornalista Claudia Santiago participa do debate. Confira!
A FASUBRA Sindical realiza o seu III Encontro de Comunicação, nos dias 20 e 21 de outubro em Brasília-DF. Na ocasião será realizado o lançamento do novo site da Federação. A jornalista Claudia Santiago estará na mesa de abertura debatendo o tema “Comunicação sindical na disputa de hegemonia - o movimento sindical e a disputa comunicacional no Brasil”. Na parte da tarde, Claudia ministra oficina sobre “Técnicas no Jornalismo Sindical”.
A Comunicação que queremos
Com dez anos de existência e um objetivo de ser um porta-voz das lutas sociais da Baixada de Jacarepaguá. O Jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá desse mês traz como matéria principal, o caso do estupro coletivo contra uma jovem de 16 anos ocorrido na Praça Seca. Para acessar as edições, é só clicar aqui.
NPC Informa
Um grupo de professores universitários está promovendo a campanha de arrecadação para construção do campo de futebol Dr. Sócrates, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). O campo será um espaço de saúde e lazer que atenderá os mais de 200 educandos e educandas que, muitas vezes, ficam na escola para estudar por semanas ou meses. Além disso, o projeto atenderá as crianças das comunidades de Guararema, local em que a ENFF está instalada. O espaço também servirá de ponto de encontro e apoio de times populares. Para participar, acesse.
De Olho Na Mídia
[Redação - Carta Maior- 18.06.2016] O jornalista Paulo Henrique Amorim confirmou por telefone, no final da tarde de terça-feira, que foi demitido pelo portal IG por fax, informou Luiz Carlos Azenha, do site Vi o Mundo. Amorim relatou a Azenha que foi informado, por volta das 17 horas, por fax, que o portal não renovaria o contrato, que vence no dia 31 de dezembro deste ano. No fax, o IG menciona uma cláusula no contrato que daria ao portal o direito de tirar o site do ar dentro do prazo de 60 dias que antecede o fim do contrato. "Paulo Henrique Amorim, que também é repórter da TV Record, é crítico tanto de José Serra quanto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso", lembrou Vi o Mundo, que também informou: Em breve vai entrar no ar um novo site de Paulo Henrique Amorim. Fique ligado!
De olho no mundo
[Texto: CNTE] No último dia 19 de junho, um protesto pacífico de professores no México, terminou com 6 pessoas mortas e deixou dezenas de feridos, no confronto. A repressão contou 800 policiais federais, helicóptero, bombas de gás lacrimogêneo e armamento pesado. Cerca de 500 manifestantes entre, professores, pais e estudantes, bloquearam a rodovia 190, em Oaxaca, estado do sul mexicano. O ato era pelo fim das reformas na educação, adotadas há três anos pelo presidente Enrique Peña Nieto, e que já causou milhares de demissões injustas, comprometendo a mais do que precária qualidade do ensino. Durante os enfrentamentos, que iniciaram por volta das 10 horas e se prolongaram até as 15 horas, vários ônibus e automóveis foram queimados. Ao final, a comunidade conseguiu fazer com que os militares retrocedessem. Diante do ocorrido, movimentos sociais e entidades populares, artistas e intelectuais mexicanos e de outros 14 países fizeram uma conclamação a que o governo de Peña Nieto pare com a repressão e atenda às “justas demandas” do magistério com soluções apropriadas. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) repudia a violência contra os professores em Oaxaca, e apela a toda a comunidade de ensino, estudantes e a sociedade em geral para mostrar sua rejeição ao ocorrido e exigir justiça para as vítimas.
Proposta de Pauta
Está fervendo nas redes sociais o debate sobre o Projeto de Lei 4.211/12, de autoria do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), que pretende regulamentar a atividade dos profissionais do sexo. Para entrar na conversa, um bom caminho é entender do que trata o projeto. Veja aqui!
De Olho Na Vida
Foto do livro “Mais Médico” do fotógrafo Araquém Alcântara. Na obra ele conta seu entusiasmo com o programa de saúde do governo Dilma Rousseff, que ele registrou em reportagem lançada no final de 2015 por sua própria editora, a Terra Brasilis.
Democratização da Comunicação
Uma Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública participou de uma audiência com deputados federais para pedir ajuda para conter as ameaças de desmonte da Empresa Brasileira de Comunicação. A empresa, criada para gerir a Agência Brasil e várias emissoras, como a TV Brasil e a Rádio Nacional, tem sido o centro de grandes polêmicas que foram debatidas na última terça, dia 21 de junho, em uma audiência conjunta de três comissões da Câmara.
Memória
Com o objetivo de resgatar a memória da escravidão no Brasil. O aplicativo para celular Passados Presentes – Memória da Escravidão no Brasil guia seus usuários a conhecerem os locais por onde passaram gerações de africanos escravizados. Além do roteiro da Pequena África, localizado na zona portuária na cidade do Rio de Janeiro. O Aplicativo refaz outros três roteiros, o quilombo do Bracuí, em Angra dos Reis, o quilombo de São José, em Valença e a cidade de Pinheiral, na região do Vale do Paraíba. O projeto foi coordenado pelas professoras Hebe Mattos e Martha Abreu, da UFF, e Keila Grinberg, da Escola de História da UNIRIO. Saiba mais.
Imagens da Vida
Aleida Guevara visita o NPC e é entrevista por Sheila Jacob. Confira e entrevista completa!
Dicas
Acaba de ser lançado o livro “A Tortura como arma de guerra” de Lenedeide Duarte-Plon. A autora revela, após uma série de entrevistas com o coronel Paul Aussarresses, que, embora negada pela França, a tortura foi usada como legítima arma de guerra durante a guerra de Argélia (1954-1962). As técnicas empregadas foram exportadas para outros países, como os Estados Unidos e o Brasil. Aussarresses foi adido militar no Brasil, na década de 1970.
Pérolas
“O mundo é feito de histórias, e não de átomos”
Os europeus espoliam os recursos da África e obrigam os africanos a deixar o continente. E então eles dizem que a Europa está sendo invadida, quando são eles os invasores.
Confira outras notícias no site do NPC
Edição 314
Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais
Índice
Fotos Vídeos
Notícias do NPC Charges Imagens da Vida
Livraria Antonio Gramsci
Redes Sociais
Receba o Boletim NPC
NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação
Contato Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130 Tel. (21) 22205618 www.piratininga.org.br npiratininga@uol.com.br
Equipe Coordenação: Claudia Giannotti Edição: Claudia Giannotti (MTB 14.915) Redação: Claudia Giannotti, Sheila Jacob e Luisa Santiago
Colaboraram nesta edição: Eric Fenelon (RJ), Gizele Martins (RJ), Marina Schneider (RJ).
Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link