Boletim do NPC

7 de agosto de 2023

Notícias do NPC

Jornalistas do Brasil de Fato entre as finalistas do Troféu Mulher Imprensa!

Na 17ª edição da premiação, duas editoras-chefes do Brasil de Fato, Kátia Marko e Flávia Quirino, concorrem aos troféus da Região Sul e Centro-Oeste. Kátia Marko responde há cinco anos pelo Brasil de Fato Rio Grande do Sul. É também umas das coordenadoras do Núcleo Piratininga de Comunicação e nossa representante do FNDC. Flávia Quirino é responsável pela edição do BdF no Distrito Federal, regional que existe há dois anos e é uma amiga de longa data do NPC. O Brasil de Fato é nosso! Acesse e saiba como votar.

Notícias do NPC

Inscrições abertas para o curso Mídia, Violência e Direitos Humanos

Últimos dias para inscrição no sorteio público da 10a edição do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos. O curso, promovido pelo Nepp-DH/UFRJ, acontecerá no formato presencial, todas as quartas-feiras, das 17h às 20h, no Auditório do Nepp-DH, localizado no 3o andar do prédio anexo do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha. As aulas serão transmitidas pelo Canal MVDH no YouTube. | Saiba mais.

Artigos

A Luta dos Camelôs no Rio de Janeiro: Meu Trabalho Informal Importa

[Por Vinícius Ribeiro • 30/07/2023] Uma videorreportagem produzida pela ONG RioonWatch relata momentos da vida e da luta de três camelôs no Rio de Janeiro. São eles: Maria de Lourdes do Carmo, 48, conhecida como Maria dos Camelôs, liderança de classe, que trabalha nas ruas desde 1996; Cristina de Oliveira, moradora da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana; e Antunes Santos, morador da Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste, dono de uma banca móvel de venda de balas, chicletes, cigarros e etc. | Confira a matéria completa.

De Olho Na Mídia

Ramonet busca saídas para o labirinto digital

[Via Outras Palavras - Entrevista: Pascual Serrano | Tradução: Rôney Rodrigues] Ignacio Ramonet (Pontevedra, 1943) dirigiu a edição francesa do Le Monde Diplomatique e, desde esse ano, a edição espanhola. É também cofundador da organização não-governamental Media Watch Global (Observatório Internacional dos Meios de Comunicação), fundador e presidente honorário da ATTAC e um dos promotores do Fórum Social Mundial de Porto Alegre. Em seu novo livro, A era do conspiracionismo. Trump, o culto à mentira e o ataque ao Capitólio, ele analisa o fenômeno da pós-verdade, das fake news e sua exploração pela ultradireita. Nesta entrevista vamos a fundo nisso, mas vamos além e dissecamos o papel das redes sociais e da comunicação na guerra da Ucrânia. | Leia a entrevista completa.

Comunicação Sindical

Sindicato e Brasil de Fato juntos em Porto Alegre

No próximo sábado, dia 12, às 11h, estreia o podcast "De Fato", uma produção conjunta do Brasil de Fato RS e do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. O programa vai ao ar no Youtube do BdF RS e nacional, no Spotify do Brasil de Fato e nas redes do Sindbancários. Vai trazer uma visão popular dos principais temas do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. Apresentado por Katia Marko e Ayrton Centeno, com comentários de Dão Real Pereira dos Santos. A primeira edição traz uma entrevista com o sociólogo Jorge Branco, sobre a extrema direita no Brasil e no mundo. Para Katia Marko, esse será um importante espaço para disputar a visão de mundo na mídia gaúcha. | Confira o vídeo de lançamento.

A Comunicação que queremos

Notícias da Rede Cerrado

[Via Rede Cerrado] Você já segue a Rede Cerrado nas redes sociais?! Se não, corre lá. Se já segue, nos ajude a espalhar a palavra do Cerrado? Se liga nos links e espalhe essa semente! | Acesse e confira.

Proposta de Pauta

Queremos o fim dos assassinatos de jovens negros

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) recomenda ao governo do estado de São Paulo e a outros órgãos públicos federais e estaduais a adoção de medidas para o respeito ao direito à vida e para impedir a reiteração de chacinas e do uso abusivo e excessivo da força policial no Brasil. | Leia mais.

NPC Informa

Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares do Museu da Vida Fiocruz

A Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares do Museu da Vida Fiocruz vai oferecer um treinamento presencial e gratuito sobre cobertura de temas de ciência, saúde, ambiente e tecnologia. O objetivo é fornecer ferramentas para que comunicadores de favelas e periferias do Rio possam pautar esses temas em seus veículos. | Saiba mais.

NPC Indica

Lançamento na Da Vinci: livro sobre ditadura no Brasil e na Argentina

Nesta quarta-feira, dia 9, a partir das 17h30, na Livraria Leonardo da Vinci, aqui no Rio, vai acontecer o lançamento do livro "As ditaduras argentina e brasileira em ação: violência repressiva e busca de consentimento", organizado por Rodrigo Patto e Daniel Lvovich. A sessão vai contar com a presença do próprio Rodrigo, além dos autores dos capítulos: Heliene Nagasava, Janina Cordeiro, Samuel Oliveira e Pedro Campos, com mediação de Paulo Cesar Gomes. | Não perca!

De Olho Na Vida

Violência contra indígenas do Maranhão  

[Agência Tambor] O Maranhão é um estado com altos índices de violência contra os povos originários. Na gestão de Bolsonaro, entre os anos de 2019 e 2022, 32 indígenas foram assassinados na região. As informações são de Hemerson de Sousa Pereira. Ele é missionário do Conselho Indigenista Missionário do Maranhão (CIMI-MA), um dos articuladores da Teia de Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão e integrante do GEDMMA/UFMA. | Saiba mais!

Memória

Os clandestinos e os direitos: estudo sobre trabalhadores da cana-de-açúcar de Pernambuco

Neste episódio da série “Livros de Classe”do Laboratório de Estudos de História do Mundo do Trabalho, José Marcelo Ferreira, professor da UFPE, apresenta "Os clandestinos e os direitos", de Lygia Sigaud. Fruto da sua tese de doutorado, defendida em 1977, o livro publicado em 1979 aborda as relações sociais de trabalho nos engenhos pernambucanos. | Veja mais. 

Dicas

Filme “O Futuro é Nosso!”, uma parceria de Silvio Tendler e do Sinpro-Rio

[Via Sinpro-Rio] Lançado em junho deste ano, o filme "O Futuro é Nosso!", de Silvio Tendler feito em parceria com o Sinpro-Rio, é uma radiografia do mundo do trabalho atual, com retratos sobre o passado do sindicalismo e uma projeção do que pode ser no futuro. Trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes sindicais, cientistas políticos, economistas, jornalistas, dentre outros trazem depoimentos que atestam as conquistas na luta e os ataques contra o sindicalismo. A obra deixa evidente que os ataques ao sindicalismo têm como alvo principal a organização dos/as trabalhadores/as na luta pelo reconhecimento de seu suor contra um capitalismo que lucra com a exploração. | Confira.

Pérolas

Por Emicida

Como se não bastasse o estado brasileiro assassinar uma criança de 13 anos. A sociedade brasileira, obriga uma mãe que está atravessando a maior dor que uma mãe pode enfrentar, a interromper seu luto para defender a honra do filho. Dizer em vão, para uma horda de carniceiros, sensacionalistas e todo tipo de desgraçado que a realidade pode produzir, que seu filho era inocente. Não basta matar uma vez, tem que humilhar covardemente os que sobrevivem. Se alimentar de suas lágrimas até que não sobre absolutamente nada além do vazio. Não é um país, nunca esteve no plano ser um país, é uma máquina de moer pobre. [Twitter: @emicida]

Pérolas

Por Lucas Yan Antunes Santos

“A rua é um palco grande para quem quiser trabalhar, trabalhar… Emprego não tem, mas trabalho tem… Mas o problema é que quando eu vou trabalhar, eu tenho uma barreira na rua… a Guarda Municipal… que entra pra pegar minhas mercadorias… Aqui eu fico vulnerável, os caras [da Guarda Municipal que me agrediram] foram trocados de lugar. Eu nem sei quem foram os caras, amanhã ou depois pode acontecer uma covardia comigo. Até hoje estou tentando saber quem matou Marielle e eu não sei! Aí, vai saber, eu? Que não sou ninguém? Amanhã ou depois [vai escutar]: ‘sumiu fulano’!”

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 446

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

 

 

Livraria Antonio Gramsci

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-4895 / 99628-3667


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição e redação: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Aneci Palheta (RJ), Arthur William Santos (RJ), Cristina Braga (RJ), Douglas Heliodoro (RJ), Euro Mascarenhas (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gabriela Gomes (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Jessica Santos (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Matheus Santiago (RJ), Najla Passos (MG), Rosangela Ribeiro Gil (SP), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Tatiana Lima (RJ), Telma Gil (RJ).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link