Boletim do NPC

22 de julho de 2020

Notícias do NPC

Esporte e política no Quintas Resistentes

O Quintas Resistentes de amanhã, 30/07, entra em campo para conversar sobre esporte e política. O nosso convidado é o ex-jogador Zenon, que junto com Casagrande, Sócrates, Wladimir e companhia, lideraram o movimento da Democracia Corinthiana. Zenon foi campeão brasileiro pelo Guarani (1978) e bicampeão paulista (1982 e 1983) pelo Corinthians. Ele também teve passagens pelo futebol mineiro e gaúcho. O Quintas Resistentes começa às 18 horas, no Facebook do Núcleo Piratininga de Comunicação: facebook.com/npcinstitucional.

Notícias do NPC

Está no ar o Podcast Terra Crioula, uma parceria entre o MST e o NPC

Ouça o primeiro episódio do Podcast Terra Crioula, uma nova ferramenta de comunicação do MST em parceria com o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). A ideia é espalhar pelas redes temas como reforma agrária, meio ambiente, alimentação e agroecologia. Confira!

Notícias do NPC

Cinema, arte e política no Quintas resistentes

[Por Jéssica Santos/NPC] Um andarilho. É assim que se define Luiz Arnaldo Campos, nosso entrevistado no Quintas Resistentes do dia 16 de julho. Com um currículo extenso e uma filmografia de peso, sua vida é marcada pela luta política. Em sua trajetória, ele une arte e política através do cinema. “Eu me vejo como uma pessoa que anda por aí, anda pelo mundo, ouvindo e inventando histórias, realizando filmes que querem emocionar, fazer refletir e dar esperança e vontade de construir um mundo melhor. Nessa caminhada, vou abraçado com duas namoradas: a arte e a revolução. São elas que me guiam e me seduzem, são por elas que me apaixono e tento servi-las da melhor forma. É a isso que tenho dedicado minha vida”, revela Luiz Arnaldo. | Continue lendo.

Notícias do NPC

Teatro político em tempos de repressão

[Por Euro Mascarenhas/NPC] A atriz e psicanalista Cecília Boal, entrevistada no Quintas Resistentes em 9 de julho, tem o teatro e a resistência marcados em sua história de vida. Nascida na Argentina, mas com residência e o coração no Brasil há décadas, Cecília foi casada por 43 anos com Augusto Boal, com quem também partilhou uma trajetória de amor ao teatro. O tema escolhido para conduzir a conversa foi 1968: a 1ª Feira Paulista de Opinião, espetáculo que marcou a luta da classe artística contra a censura. | Leia a cobertura completa.

Diário da Pandemia na Periferia

Solidariedade em Manguinhos: Mulheres lideram ações sociais

[Por Thaís Cavalcante/NPC] Se tem uma coisa que a pandemia mostrou, além do descaso e da incompetência do atual governo, foi bem a força e a vitalidade da organização popular. Incontáveis iniciativas mobilizadoras surgiram nas favelas, morros e comunidades buscando socorrer aqueles que se encontram em dificuldades para sobreviver depois que perderam sua renda por causa do isolamento social. | Leia a matéria completa.

Diário da Pandemia na Periferia

Sobrevivendo à pandemia e aos (des)governos

[Por Well Castro/NPC] Com o avanço da pandemia do coronavírus no Rio de Janeiro, grupo da Zona Oeste estão se organizando para atuar no combate à crise e na ajuda aos que precisam. É o caso dos coletivos "Lata Doida", 'Fazer o Bem Sem Olhar a Quem" e "Margarida Maria Alves". | Leia o texto completo.

Notícias da Teia

Tecendo a Comunicação Comunitária nas Cidades

Acontece hoje, às 17 horas, o segundo episódio do programa Tecendo a Comunicação Popular. Cultura, educação, rádios comunitárias, comunicação popular e resistência farão parte da conversa de hoje. O programa contará com a participação de Francisco Batista, do Coletivo Terra Firme, Joelma Viana, da Rede de Notícias da Amazônia e Edilano Cavalcante, da Agência de Comunicação Comunitária Fala Manguinhos. A apresentação será feita por Claudia Santiago, jornalista do Núcleo Piratininga de Comunicação. Acompanhe ao vivo pela página da Teia no Facebook: facebook.com/teiapopular.

Notícias da Teia

Comunicadores populares e sindicais estreiam programa conectando experiências de regiões do Brasil

[Por Ed Wilson Araújo] A pandemia isola, mas também junta as pessoas. Com esse sentimento, jornalistas, militantes, ativistas e simpatizantes que fazem parte da Teia de Comunicação Popular e Sindical do Brasil estrearam o seu primeiro programa quinzenal, transmitido no Facebook.com/TeiaPopular. Segundo a avaliação dos participantes, o objetivo inicial foi atingido: conectar as experiências de vários cantos do país, reunindo a cada edição os relatos de quem produz conteúdo em blogs, jornais impressos e digitais, sites, agências de notícias, rádios web, emissoras comunitárias e artefatos analógicos, além das transmissões ao vivo nas plataformas das redes sociais.| Continue lendo.

Artigos

A desigualdade digital conectada com a pandemia

[Por Gilnei J. O. da Silva* via Brasil de Fato] Durante o período de isolamento social, imposto pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), sob a justificativa de dar continuidade ao conteúdo escolar programado, as aulas presenciais foram sendo direcionadas para plataformas virtuais de ensino. E se recorreu de vez aos recursos educacionais digitais: aplicativos, sites e jogos online úteis para o ensino. Além é claro das videoaulas acompanhadas de atividades feitas por educadores, as quais devem ser assistidas e realizadas por estudantes (com auxílio dos pais/responsáveis), que depois fazem a devolutiva dentro da própria plataforma virtual, encaminhando as respostas de questionários, interagindo nos fóruns, fotografando ou filmando os processos de construção do conjunto de atividades. Pode-se pensar que é a “Era Digital” se impondo no ensino durante a pandemia? Dá para imaginar que todos vão migrar para o digital em condições de igualdade, incluindo a população mais vulnerável à pobreza? | Leia o artigo completo.

Entrevistas

“A grande imprensa foi muito mais colaboradora do que opositora da Ditadura”, diz historiador

[Por Juliana Sayuri/The Intercept Brasil] As ameaças à liberdade de expressão e o autoritarismo do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro fizeram a imprensa se movimentar: hoje, os principais jornais se posicionam como defensores da democracia, relembram episódios de censura que sofreram durante a ditadura militar e o papel que tiveram na campanha das Diretas Já. Mas há uma parte da história da qual ela prefere esquecer: seu papel no golpe de 1964 e na defesa do regime. No livro “Nem tudo era censura”, lançado no ano passado, o historiador João Teófilo cruzou informações, depoimentos e documentos para contar a versão que a grande imprensa prefere fingir que não aconteceu. | Leia a entrevista completa.

A Comunicação que queremos

“Veinho” Marx e mais: youtuber traduz filosofia para linguagem da periferia

[Por Tamires Rodrigues] Em menos de um mês, o canal de Youtube "Audino Vilão" ganhou mais de 68 mil inscritos. Criada por Marcelo Marques, 18, morador do Conjunto Habitacional Vida Nova, localizado na periferia de Paulínia, no interior de São Paulo, a iniciativa utiliza a linguagem da periferia, formada por gírias e jargões populares elaborados por moradores da quebrada, para traduzir ideias de pensadores e filósofos que marcaram época e moldam a forma de pensar da sociedade. Um vídeo recente chamado "Traduzindo Karl Marx para gírias paulistas" viralizou em redes sociais como Facebook e Instagram e alcançou 190 mil visualizações. | Leia a matéria completa.

NPC Informa

Podcasts compartilham conhecimento sobre comunicação, informação e cultura brasileira

O grupo de Economia Política da Comunicação e da Cultura publica toda semana dois podcasts sobre obras importantes que debatem direito à comunicação, à informação e a cultura. O objetivo é facilitar o acesso das pessoas aos conteúdos sobre esses temas em meio à pandemia. De 29 de março a 20 de julho de 2020, foram publicados 38 podcasts no canal 'Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura'. | Confira os podcasts e as obras.

De Olho Na Vida

Povos indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo se unem no combate à pandemia

[Por Nanda Barreto/CIMI] Com pouca testagem e controle ineficaz da disseminação do vírus, a subnotificação de casos de Covid-19 é uma realidade no Brasil. Entre os povos indígenas, a situação é agravada pelo abandono deliberado do governo federal. Determinada a romper o anonimato imposto pela negligência, a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) tem se dedicado a coletar e divulgar casos de contaminação e mortes em dez estados. | Leia o texto completo.

De olho no mundo

Da França, jornalista brasileira denuncia ataques à democracia brasileira

[Terra Sem Males] Auxiliar na compreensão de um país tão complexo quanto o Brasil. Esta foi a principal motivação da jornalista brasileira radicada na França, Erika Campelo, quando criou ainda em 2003 o site Autres Brésils em parceria com dois amigos franceses, interessados pelo Brasil. Por entender que havia pouca informação consistente sobre o País na mídia francesa, o site passou a traduzir artigos e trabalhar de forma articulada com os veículos de comunicação daquele país para mostrar faces até então desconhecidas do maior país da América do Sul. | Leia o texto completo.

Memória

A luta de Tereza de Benguela e as mulheres da resistência

[Brasil de Fato] O dia 25 de Julho é a data de celebrar o dia nacional de Tereza Benguela e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Tereza de Benguela, ou “Rainha Tereza” como ficou conhecida em sua época, viveu no século XVIII no Vale do Guaporé, no Mato Grosso. Ela liderou o Quilombo de Quariterê, após a morte de seu companheiro, José Piolho, morto por soldados. | Leia o artigo completo.

Dicas

Revista Brasileira de História da Mídia

Já está disponível a nova edição da Revista Brasileira de História da Mídia. O destaque é para o dossiê "Três décadas de crítica de mídia no jornalismo diário brasileiro", organizado por Sérgio Gadini e Elaine Javorski. Confira!

Dicas

Pandemia do Sistema: documentário retrata desigualdade nas periferias

A documentarista Naná Prudêncio irá lançar, em 4 de agosto, às 19 horas, o média-metragem 'Pandemia do Sistema', seu segundo filme. O filme traz relatos e histórias de apoio entre vizinhos e vizinhas e de pessoas que foram ajudadas durante a quarentena. Aborda aspectos como o racismo, o desemprego, a insuficiência no atendimento de saúde nesses territórios e como todos esses elementos, juntos, resultam em uma fórmula genocida. Após a exibição, haverá um debate com a participação confirmada de Douglas Belchior, da Uneafro Brasil, Luana Vieira, gestora executiva do projeto sócio-cultural Comunidade Pagode Na Disciplina Jardim Miriam e Raimunda Boaventura, entrevistada no filme. Acompanhe pela página do portal Alma Preta no Facebook (https://web.facebook.com/almapretajornalismo). | Saiba mais.

Confira outras notícias no site do NPC

Edição 407

Para jornalistas, dirigentes, militantes e assessores sindicais e dos Movimentos Sociais

Índice

Fotos
Vídeos

Notícias do NPC
Charges
Imagens da Vida

Livraria Antonio Gramsci

Receba o Boletim NPC

E-mail
Nome
Cidade
Estado

NPC - Núcleo Piratininga de Comunicação

Contato
Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912, Cinelândia
Rio de Janeiro – RJ - CEP 20031-130
Tel. (21) 2220-5618 / 2220-4895


nucleopiratininga.org.br
npiratininga@piratininga.org.br

Equipe
Edição: Claudia Santiago (MTB 14.915)

Equipe NPC: Ana Lucia Vaz (RJ), Arthur Willian (RJ), Cristina Braga (RJ), Eric Fenelon (RJ), Gustavo Barreto (RJ), Josué Medeiros (RJ), Juan Leal (RJ), Katia Marko (RS), Lidiane Mosry (RJ), Luisa Santiago (RJ), Marina Schneider (RJ), Mario Camargo (SP), Najla Passos (MG), Sergio Domingues (RJ), Sheila Jacob (RJ), Rosangela Ribeiro Gil (SP).

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link