Foto: ONU

migrantes

Matéria de Anaiz Zamora Márquez, no Cimacnoticias, mostra que 112 milhões de trabalhadoras migrantes estão em risco de violência. Segundo Márquez, são mulheres que, na sua maioria, foram ou serão vítimas de algum tipo de violência sem que existam leis ou normas que lhes permitam acesso à Justiça.

Ela informa que no mais recente informe do secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a “Violência contra as trabalhadoras migratórias”, apontam-se falhas graves na legislação, nas políticas públicas e nos programas dos países membros das Nações Unidas para garantir o direito à justiça das vítimas de violência.

Márquez afirma que, atualmente, as migrações internacionais de mulheres constituem um dos fenômenos mais importantes no mundo, uma vez que representam a metade dos 214 milhões de pessoas que vivem e trabalham fora de seus países de origem.

O informe da ONU observa que a maioria dessas mulheres migra como resultado da violência de gênero, da discriminação e da desigualdade. 93% de toda a migração internacional ocorrem para “melhorar oportunidade de acesso aos meios de vida decente”. Por isso, a ONU pediu aos seus países membros para modificar suas estruturas jurídicas, criar novas ferramentas e programas utilitários para facilitar a migração regular de mulheres e garantir que, como o resto da população, essas trabalhadoras tenham direito a uma vida livre de violência e acesso à justiça.

A migração e a OIT

Em agosto último, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) pediu para que fossem tomadas medidas para aumentar a segurança dos trabalhadores migrantes. Observou, também, que a migração é uma das realidades da globalização econômica. Dos 214 milhões de migrantes, no mundo, ele observou que 27 milhões são jovens a procura de trabalho decente e melhores condições de vida. As várias tendências demográficas e as disparidades de renda acentuam a dinâmica das migrações, afirma a OIT.

Leia também

*Mais de 80 africanos migrantes que tentavam chegar à Itália morrem; outros 200 estão desaparecidos

*Leia aqui um pouco da história das migrações internacionais em documento da OIT, seção Portugal.

* Aqui um site interessante sobre o movimento migratório no mundo,Migrantologos