DO NPC

.

– Jornal Vozes das Comunidades

O jornal Vozes das Comunidades é fruto dos Cursos de Comunicação Comunitária ministrados pelo NPC desde 2003. As publicações foram produzidas pelos próprios alunos, desde a elaboração da pauta passando pela apuração e produção de textos. Os alunos são normalmente lideranças de comunidades e movimentos populares; estudantes de comunicação moradores de favelas; e estudantes e jornalistas ligados aos movimentos sociais.

Clique e confira a versão online de alguns números do Jornal Vozes das Comunidades.

   

 vozes capa jpg    vozes_2018  Sem-título-268x300    vozes-2016-270x300

Sem título    Jornal Vozes das Comunidades 2014
 Jornal Vozes das Comunidades 2013    Jornal Vozes das Comunidades 2012

Jornal Vozes das Comunidades 2011    Jornal Vozes das Comunidades 2010  

Jornal Vozes das Comunidades 2009      Jornal Vozes das Comunidades 2009-1

     Jornal Vozes das Comunidades 2007    

 

– O Cabistão – Jornal do Curso de Arraial do Cabo

      

      

O Cabistão é um jornal que surgiu durante as aulas de comunicação comunitária promovidos pelo NPC em Arraial do Cabo, por meio do Projeto Ressurgência. Os assuntos, os textos e as fotos são produções dos próprios alunos. Inclusive o nome, O Cabistão, foi aprovado por eles em uma votação, na qual outros cinco nomes concorreram.

O curso de Comunicação Comunitária nasceu para gerar mobilização, debate, e, sobretudo, divulgação do pensamento e da realidade da cidade de Arraial. Nasceu também para ser um espaço de troca de idéias sobre o meio-ambiente da cidade, e sobre como gerenciar com qualidade nossa Reserva Extrativista Marinha. Hoje, já são 6 números lançados.

..

JORNAIS PARA SINDICATOS

.

– Jornal Fala STIU-DF

O Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal (STIU-DF) lançou, em agosto de 2012, o jornal mensal Fala-STIU, feito em parceria com o NPC. O objetivo é ser um espaço regular de discussão dos problemas dos trabalhadores do setor elétrico e das medidas que têm impacto no restante da sociedade também. Além do jornal, o sindicato ampliou as iniciativas de comunicação após um curso ministrado pelos coordenadores do NPC, Vito Giannotti e Claudia Santiago, à diretoria do sindicato.

Confira as edições produzidas em parceria com a equipe do NPC!

# Fala STIU – Agosto de 2012

# Fala STIU – Setembro de 2012

# Fala STIU – Edição Especial

# Fala STIU – Janeiro de 2013

 

– Jornal do SindCT

Em início de 2011, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Vale do Paraíba (SindCT) lançou, em parceria com o NPC, o seu jornal mensal. Ao longo de suas edições a publicação aborda diversos temas de interesse dos trabalhadores de ciência e tecnologia, dos moradores da região e da sociedade em geral – além de dicas culturais. Acesse o site 

Confira a versão online de alguns números do jornal do SindCT!

# Jornal do SindCT – nº 01  / Fevereiro – 2011

# Jornal do SindCT – nº 02  / Abril – 2011

# Jornal do SindCT – nº 03 / Maio – 2011

# Jornal do SindCT – nº 04 / Junho – 2011

# Jornal do SindCT – nº 05 / Julho – 2011Sem título

# Jornal do SindCT – nº 06 / Agosto – 2011

# Jornal do SindCT – nº 07 / Agosto – 2011 (Edição Especial)

# Jornal do SindCT – nº 08 / Setembro – 2011

# Jornal do SindCT – nº 09 / Novembro – 2011

# Jornal do SindCT – nº 10 / Dezembro – 2011

# Jornal do SindCT – nº 11 / Fevereiro – 2012

# Jornal do SindCT – nº 12 / Março – 2012

# Jornal do SindCT – nº 13 / Abril – 2012

# Jornal do SindCT – nº 14 / Maio – 2012

# Jornal do SindCT – nº 15 / Junho – 2012

 

– Jornal Fala Feteerj

Sem título 1

O VIII Congresso da Feteerj decidiu que, para consolidar a política definida nos congressos anteriores de deixar de atuar como um grande sindicato e passar a formular políticas gerais para a categoria, a Feteerj precisaria fazer um forte investimento em comunicação. Alguns passos foram dados. Para começar a pensar sobre a sua comunicação, a Federação realizou em 02.06.2007 o seminário “Comunicação e Disputa de Hegemonia na Sociedade”, com o Núcleo Piratininga de Comunicação. Um mês depois, em 13.07.2007, nascia o boletim eletrônico da Feteerj, o Fala Feteerj. Foi o primeiro passo. Logo em seguida, a Feteerj lança o primeiro número do seu jornal, o Fala Feteerj.

Acesse o site da Feteerj

Confira a versão online do Jornal Fala Feteerj!

# Jornal Fala Feteerj – nº 09 / Dezembro – 2009

# Jornal Fala Feteerj – nº 10 / Março – 2010

# Jornal Fala Feteerj – nº 13 / Outubro – 2010

# Jornal Fala Feteerj – nº 14 / Março – 2011

# Jornal Fala Feteerj – 25 anos na luta pela Educação e pelos Educadores

 
JORNAL PARA MOVIMENTOS SOCIAIS

.

– Jornal REPÓRTER DA TERRA

           

O Núcleo Piratininga de Comunicação lançou em janeiro de 2005 o jornal REPÓRTER DA TERRA, que ocupará o espaço vazio da falta de informações sobre o resultados concretos das transformações sociais no Brasil. Seus primeiros números serão dedicados à Reforma Agrária. Em parceria com o CERIS, MST e INCRA, o NPC estabeleceu uma rede de 40 repórteres em 23 estados brasileiros. Esses repórteres estão visitando acampamentos e assentamentos, registrando os fatos marcantes da vida dos trabalhadores rurais que estão participando de cursos, seminários e das mais diversas atividades de formação. Organizados, lutam por dignidade, assistência técnica e por um pedaço de terra para nela viver e produzir.

As reportagens vão revelando o lado humano e belo da vida desses trabalhadores rurais. São Marias, Josés, Severinas, Chicos, Anas, Kellis, Mários e tantos outros que saem da invisibilidade e nos mostram como é viver nos assentamentos de Reforma Agrária. O estilo do Jornal põe os fatos e a vida em primeiro plano e inaugura uma nova linha editorial para os jornais de esquerda no Brasil. Para o REPÓRTER DA TERRA as transformações sociais já estão acontecendo. É uma revolução silenciosa e definitiva. O desafio é apresentar à sociedade os seus resultados e sua concretude e, ainda, mostrar a importância de cuidar desses filhos e filhas que são ameaçados pelos atuais faraós e Herodes.

Não se trata de fugir nem tão pouco se esconder. Para o REPÓRTER DA TERRA é hora de visibilizar a vida, alimentar a esperança, indicar caminhos e fazer reverter projetos jornalísticos que desvirtuam a notícia, como se o povo só gostasse de ver sangue, miséria e corrupção. A estética, o bom gosto e a alegria de viver do povo brasileiro são presenteados com um Jornal à sua imagem e semelhança. A edição do REPÓRTER DA TERRA será mensal com uma tiragem de 10.000 exemplares. Conheça-o e forme sua própria opinião. Ele está disponível em formato PDF.

(Texto de Isaias Bezerra de Araújo, Coord. Técnico do CERIS e Co-editor do REPÓRTER DA TERRA).

Para visualizar o Jornal REPÓRTER DA TERRA, clique aqui abaixo:

 # Repórter da Terra – Nº1 / Ano 1 (Jan/2005)  

# Repórter da Terra – Nº2 / Ano 1 (Mar/2005)

# Repórter da Terra – Nº3 / Ano 1 (Set/2005)