Pense numa forma prática e gostosa de conhecer, a cada dia do ano, pelo menos uma história de luta do povo. Imagine uma publicação com linguagem direta, imagens e informações preciosas, capaz de expressar, através de pequenas notas, a coragem e a força de índios, negros, camponeses, trabalhadores e mulheres do nosso continente. Assim é a belíssima agenda que o Núcleo Piratininga de Comunicação preparou para vocês.

______________________________________________________________________________

Agenda NPC 2023

No ano de 2023 o livro-agenda do NPC tem como tema Comunicação e Luta. Contamos a história de jornalistas, intelectuais, associações e meios de comunicação de sindicatos no último século. É gigantesca a importância dessa agenda, tanto para ensinar aos mais novos como a comunicação teve um papel tão fundamental para que pudessem chegar onde estão hoje, quanto para mostrar as mais antigas gerações como as formas de lutar e de se comunicar mudaram com o passar dos anos. Essa agenda foi um belíssimo trabalho feito com a esperança de trazê-los para a luta, mas principalmente para a reflexão dos desafios que os próximos anos vão exigir de nós.

 



 

Agenda NPC 2022

 
Um lindo trabalho de pesquisa sobre as lutas pelos direitos trabalhistas desde 1900 e o papel dos sindicatos nessas conquistas, mostrando que, sem sindicatos não há direitos. Essa é a mensagem central no livro-agenda do NPC 2022. A leitura do livro-agenda do NPC em 2022 é um convite à sindicalização e à luta.

 

 

 



 

Agenda NPC 2021

O Livro-agenda do NPC para o ano de 2021 é um grito de alerta para nós, que vivemos nas cidades. Decidimos soltar a voz após ouvir o pranto, o berro, o canto e a poesia que ecoam da Amazônia, do Pantanal, do Cerrado, da Caatinga. Após ouvir a voz forte de agricultoras familiares, indígenas, quilombolas, assentadas, acampadas, sem-terra, extrativistas, quebradeiras de coco, ribeirinhas, pescadoras, sertanejas, geraizeiras, apanhadoras de flores.
Já passou da hora de levarmos em conta, de escutarmos, de aprendermos o que esses povos vêm tentando nos dizer desde o início dos tempos.
Esse livro é, então, uma convocação para o povo da cidade, para os trabalhadores e trabalhadoras se somarem na luta pela demarcação das terras indígenas e quilombolas, pela soberania alimentar, pelo abastecimento popular, pela agroecologia, contra os agrotóxicos e contra os latifúndios. Nas páginas que se seguem vamos reviver com o dia a dia da luta no campo no Brasil nos últimos cem anos.
Temos certeza de que você vai se se emocionar. Vai sorrir, chorar, se indignar.
(A continuação do texto está no livro.)


Agenda NPC 2020

O tão esperado livro agenda do NPC traz em 2020 o tema ARTE E RESISTÊNCIA.. Um assunto importantíssimo neste momento de ataque aos direitos, à educação, à informação, ao pensamento crítico, à esperança de ver o Brasil melhorar. Escolhemos esse tema porque entendemos que as diversas manifestações artísticas e culturais – teatro, cinema, literatura, artes plásticas, música – são fundamentais para a construção do pensamento crítico e para o fortalecimento de laços solidários e comprometidos com a transformação do mundo. Não é a toa que, em todo governo totalitário, de extrema direita, procura-se abafar a arte, a liberdade de pensamento e de expressão, a cultura popular. Porque são essas manifestações que fazem com que a gente alimente a indignação e ouse sonhar com um mundo melhor.
ADQUIRA JÁ A SUA ATRAVÉS DO LINK:
http://livrariagramsci.com.br/

.

 



.

# Agenda NPC 2019

capa-agenda-educação
Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil estão passando por um momento de duros retrocessos, tanto na área dos direitos quanto na questão dos valores e costumes. E a educação tem um papel fundamental na resistência a esses ataques. Por esse motivo, o NPC, ao preparar o seu tradicional livro-agenda de 2019, escolheu abordar um tema inédito: “Educação: uma luta de todos nós”. Com esse material, procura-se registrar as inúmeras lutas, no Brasil e no mundo, por um novo modelo de ensino. Um ensino que seja crítico, libertário, comprometido com uma visão transformadora de mundo. Um ensino que se contraponha à reprodução de preconceitos e que se preocupe com a formação integral do aluno, voltada à cidadania e ao respeito à diversidade.
A cada página estão registradas as lutas pela valorização das condições de trabalho de educadores e educadoras de norte a sul do Brasil, com o destaque para as mobilizações dos sindicatos. Aqui estão os professores da época do Brasil Imperial, os da República, os anarquistas, os comunistas, os da Escola Nova. E as inúmeras lutas dos estudantes. Além disso, são recuperadas as trajetórias de grandes lutadores pela educação no Brasil e no mundo, como Paulo Freire, Maria Nilde Mascellani, Anísio Teixeira, Nísia Floresta, Maria Montessori, Jean Piaget, Antonieta de Barros e Francisco Ferrer.

.



.

# Agendas NPC 2018

Capas-agendas (1)
Para o ano de 2018, o NPC oferece duas possibilidades de temas. Um deles é “Mulheres de luta”. Devido ao sucesso da agenda do ano passado, resolvemos lançar uma nova edição, revista e atualizada, do material. O outro é o livro-agenda “Lutas por direitos no Brasil e no mundo”, uma recolha de acontecimentos protagonizados por movimentos populares e lutadores sociais em defesa de condições dignas de trabalho e de vida.Mulheres de garra
O livro-agenda Mulheres de luta apresenta, dia a dia, nomes de mulheres que se destacaram em batalhas diversas, seja no movimento feminista, seja em outros movimentos populares. Nessa nova edição, acrescentamos um texto sobre Carolina Maria de Jesus, “escritora que incomoda a classe dominante”, como ressaltou a autora do texto, Miriane Peregrino. Também entrou uma referência à professora Diva Guimarães, que se destacou na Festa Literária de Paraty de 2017 ao denunciar o racismo que sofreu desde a infância.
A novidade deste ano ficou por conta da agenda Lutas por direitos no Brasil e no mundo. Em tempo de tanto retrocesso e ataques aos direitos dos trabalhadores, a equipe do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) entendeu ser urgente lembrar a mobilização da classe operária de todo o mundo por pautas como a redução da jornada de trabalho, direito a férias, décimo terceiro salário e tantas outras conquistas históricas que, hoje, estão ameaçadas.


.

# Agenda NPC 2017

agenda npc 2017

     Para 2017, o NPC preparou uma edição sobre Mulheres de luta. A cada página, são apresentadas lutadoras que sonharam com a construção de uma sociedade justa e solidária e batalharam por isso nos mais variados espaços: no campo, nas fábricas, nas manifestações de rua, na guerrilha, nos sindicatos, nas salas de aula, na ciência, na produção intelectual e muitas outras formas mobilização.
A cada dia, são lembradas operárias, comunistas, escravizadas, camponesas, estudantes, feministas, anarquistas, professoras e tantas outras mulheres de luta. Flora Tristan, Frida Kahlo, Mercedes Sosa, Ana Montenegro, Clara Zetkin, Patrícia Galvão (Pagu), Laura Brandão, Dona Penha, Violeta Parra, Clarice Lispector, Letícia Sabatela, Dandara dos Palmares são alguns nomes recuperados. Também são lembradas as tantas mulheres que resistiram à ditadura brasileira, muitas chegando a participar diretamente da guerrilha do Araguaia. Para a abertura dos meses, foram convidadas escritoras e militantes de diversas áreas para apresentar uma forma de luta específica.

 

.



.# Agenda NPC 2016

Agenda NPC Lutadores e Lutadoras 2016 Capa.indd

Você já ouviu falar em Dandara, Nísia Floresta, Chico Prego, Santo Dias e Tião Carpinteiro? Sabe quem foi Silva Jardim, Pagu, José Porfírio e Ana Rosa Kucinski? Esses são alguns dos nomes de brasileiros e de brasileiras que sonharam e ousaram lutar por um país melhor para a maioria.
Contar algumas dessas trajetórias é um dos objetivos do Livro-Agenda do NPC de 2016, que neste ano tem como tema “Personagens das histórias de luta do Brasil” dos séculos XIX, XX e XXI. São homens, mulheres, negros, negras, indígenas, camponeses, estudantes, operários e outros lutadores, resgatados a cada dia para que não caiam no esquecimento e para que sirvam de inspiração nas lutas atuais.
Nessa edição também prestamos uma homenagem ao lutador Vito Giannotti, idealizador e criador do NPC junto com sua companheira Claudia Santiago. Ele faleceu em julho de 2015, mas acompanhou quase todo o processo de produção da agenda. Quem acompanha a comunicação sindical e popular no Rio e no Brasil inteiro sabe como Vito Giannotti é uma referência na área, e procuramos fazer alguns registros dessa luta de uma vida inteira.

 

.



.

# Agenda NPC 2015

2015

O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) há vinte anos contribui para a criação e a melhoria da COMUNICAÇÃO DOS TRABALHADORES NO BRASIL.
Para reforçar essa ideia, preparou para 2015 uma agenda temática sobre A comunicação dia a dia, partindo da ideia de que tal ferramenta é estratégica para a construção de outra sociedade: justa, fraterna, igualitária, com justiça social e respeito às diferenças.
Conforme o tempo passa, e principalmente neste ano eleitoral de 2014, a convicção de que os trabalhadores precisam construir seus próprios instrumentos de informação se tornou mais evidente frente à campanha dos meios tradicionais em defesa de valores conservadores e reacionários.

 

.

 



.

# Agenda NPC 2014

2014

A AGENDA 2014 apresenta lutas e revoluções populares na América Latina nos séculos 19, 20 e 21. Produzida pelo NPC, essa publicação resgata as dores e alegrias do povo que constrói a História da nação latino-americana.
Fruto de uma intensa pesquisa feita a muitas mãos e coordenada pelo NPC, este trabalho mostra para o leitor o quanto o povo da América Latina foi expropriado, mas também como mulheres e homens da imensa nação latino-americana reagiram.
Na AGENDA NPC 2014, a cada dia está o relato das lutas dos povos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e outros. Além das notícias diárias, na abertura de cada mês a AGENDA NPC 2014 apresenta textos sobre acontecimentos que marcaram a nosso continente, como a Revolução Cubana, a Insurreição do Haiti, e sobre os Zapatistas, as Mães da Praça de Maio, os Tupamaros e a resistência à ditadura uruguaia, as Jornadas de Junho do Brasil e outros movimentos.

 

.



.

# Agenda NPC 2013

2013 em título

 A Agenda NPC de 2013 apresenta um grande número de revoltas, motins, insurreições e revoluções que o nosso povo fez ao longo de sua história. O objetivo é combater a visão difundida e reforçada diariamente de que “brasileiro é bonzinho”, pacífico, e não briga e nem luta por seus direitos. A cada dia são apresentadas doses homeopáticas das várias mobilizações, levantes e ações ocorridas no Brasil inteiro, desde o século 19 até os dias atuais.
Além dessas notas curtas, na abertura de cada mês há textos sobre diversos acontecimentos, como a Cabanagem, a Insurreição dos Malês, a Revolta da Chibata, as Ligas Camponesas, o Abril Vermelho do MST, o Comício da Central do Brasil, a Passeata dos 100 Mil, o Contestado, Manoel Congo, a Revolta da Vacina e inúmeras greves que tivemos em nossa história. Esses artigos foram escritos por pesquisadores, jornalistas, sindicalistas e militantes convidados pelo NPC.

 



.

# Agenda NPC 2012

2012 em título

O tema da Agenda do NPC de 2012 é a Comunicação dia a dia. Este é um dos assuntos fundamentais trabalhados pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, entidade que há 17 anos vem defendendo a centralidade da mídia na disputa diária de hegemonia e na construção de uma sociedade outra: igualitária, socialista, de e para todos.
Todos os dias são apresentadas duas ou mais notícias relacionadas ao tema principal. Há, por exemplo, registro de lançamentos de jornais, livros, cartilhas, revistas e programas de rádio ou TV que tenham contribuído para uma maior circulação das ideias da esquerda em todo o Brasil. Também são noticiados comícios, manifestações e protestos organizados para defender a democratização do acesso e da produção de informações.

 

.

 



.

# Agenda NPC 2011

2011 em título

Mulheres Na História é o tema da agenda 2011 do NPC, que recupera a vida e a luta de milhares de mulheres no Brasil e no mundo. São jornalistas, professoras, artistas, sufragistas, guerrilheiras, poetas, sindicalistas, frentenegrinas, enfermeiras, defensoras de direitos humanos, da moradia.
Na abertura de cada mês há um texto sobre uma mulher com história de vida marcante. Dentre as homenageadas, Márcia Jacintho, mãe que luta contra a violência policial, e Edma Valadão, enfermeira assassinada juntamente com seu marido por denunciar irregularidades no sistema Cofen.
Em cada dia do ano, há notas informativas e fotos sobre a atuação destas centenas de mulheres em várias áreas. A capa é da artista gráfica pernambucana Andréa Aguiar e tem fotos de João Roberto Ripper e Claudia Santiago. O projeto gráfico é de Daniel Costa.

 

.



.

# Agenda NPC 2010

2010 em título

O tema da agenda do NPC de 2010 é Lutas dos Trabalhadores no Brasil no século XX. Ela contém mais de 800 notícias da história dos movimentos da esquerda brasileira, como greves, assembleias, congressos, passeatas, manifestações, criação de jornais e revistas, lançamentos de livros, etc.
Essas notícias vêm indicadas, cada uma, no dia, mês e ano em que ocorreram. São fatos, dados, acontecimentos que, no seu conjunto, apresentam uma visão rápida da nossa história.
O principal objetivo da Agenda do NPC é incentivar a estudar mais e a saber mais para, assim, conhecer melhor a história do país para dela tirar lições positivas ou negativas. Ao mesmo tempo, cumpre um importante papel de preservação da nossa memória.