[Claudia Santiago/NPC] Salve! Estou aqui para apresentar a mais nova publicação do NPC: Almanaque da Comunicação Sindical e Popular no Rio de Janeiro.

Ele junta a comunicação produzida nos sindicatos com a comunicação produzida nas favelas, na Zona Oeste, na Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo, Sul Fluminense, Costa Verde. Representa, portanto, uma de minhas ideias centrais: somos trabalhadoras, pertencemos à classe trabalhadora, estejamos nós nos sindicatos, ou não; por isso, devemos atuar conjuntamente nos apoiando, nos fortalecendo.

Segundo dados do Censo de 2010, coletados pelo IBGE, 22% da população da cidade do Rio de Janeiro mora em favelas. E mesmo que outras categorias representadas no livro morem em outras áreas da cidade, não tem problema. Somos irmãs e irmãos trabalhadores. Somos as vítimas, ainda que em escalas diferentes, do desmonte das políticas sociais e das políticas públicas contra as quais o neoliberalismo se voltou.

Daí a ideia deste Almanaque. Ele vem para fazer fofoca. Vem para contar para os sindicalistas e jornalistas sindicais o que existe na comunicação dos de baixo; e para contar para a favela que os sindicatos fazem muita comunicação. Portanto, este trabalho é daqueles que podem andar só, mas será muito mais valioso se conseguir ser o que se propõe: incentivador da conversa sobre a comunicação das trabalhadoras e dos trabalhadores nos sindicatos e pelos vários cantos das cidades. Daí que ele funciona melhor se lido em rodas de leituras e com muito bate-papo.

Clique aqui: https://bit.ly/3HEScge.