14º Encontro Internacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação do Mercosul – Florianópolis – 9 a 11 de outubro de 2003

Informações: (48) 222.3985 – oceanoeventos@oceanoeventos.com.br

Ética, formação e mercado na pauta das discussões

A programação científica do 14º ENJAC, que tem como tema principal “Ética, Formação e Mercado“, permitirá a reflexão sobre temas do dia-a-dia dos assessores de imprensa. Nos painéis, o formato palestra-debate irá abrir espaço aos jornalistas participantes do Encontro para debater os temas com profissionais de reconhecida competência.

No dia 10 de outubro, irão ocorrer os painéis “Mídia e Poder Público” e “Notícias e Negócios”. No primeiro, o assessor de comunicação do Senado, Armando Rollemberg irá abordar as relações entre a mídia e o poder público, os conflitos e a necessidade da transparência, a gestão das verbas publicitárias e o acesso à informação pública. Para debater o tema capitaneado pela palestra de Rollemberg foram convidados o assessor de comunicação do governo de Santa Catarina, Derly Anunciação, e o jornalista da TV Bandeirantes Fábio Pannunzio. O debate será mediado pela jornalista Kelly Prudêncio. No segundo painel, a diretora da Assessoria de Imprensa do Banco Santander, Regina Pitoscia, irá falar sobre a notícia como elemento estratégico no mercado, os limites, potencialidades e perspectivas da comunicação empresarial, o papel da informação no mundo das corporações e a necessidade da constituição de um referencial ético. Foram convidados a debater o tema com Pitoscia os jornalistas Luiz Lanzetta, da Impress, e Karin Villatore, da Lide Multimídia. O debate será mediado pelo professor Rogério Christofoletti, da Univali.

No dia 11 de outubro também serão realizados dois painéis: “Assessoria e Ética” e “Formação Profissional e exercício da atividade de assessoria”. No primeiro painel o professor da PUC/RS, Pedrinho Guareschi, irá falar sobre as afinidades e diferenças na mesma profissão jornalística, a voz do assessor e a voz do assessorado, o acúmulo de funções jornalísticas com as de assessor na mesma área, a fidelidade ao assessorado e a fidelidade ao interesse público, os usos e abusos do off e os prêmios e “jabás”. Para debater o assunto foram convidados a professora da UFF (RJ), Marialva Barbosa e a coordenadora do Conselho de Ética da Abracom, Maysa Penna. O debate será mediado pelo professor Francisco Karam, da UFSC. No segundo painel do dia 11, o assessor da Embrapa e professor do CEUB, Jorge Duarte, irá abordar o ensino da comunicação institucional/empresarial nos currículos, a relação entre os cursos de comunicação e o mercado de trabalho, o movimento pela qualidade da formação em comunicação e a proposta da Fenaj para o ensino de jornalismo. Foram convidados os jornalistas Boanerges Lopes Filho, professor da UFAL e diretor do Departamento de Mobilização em Assessoria de Comunicação da Fenaj, e Roseli Fígaro, professora da USP, para debater o tema. O painel será mediado pela professora Valci Zuculoto, da UFSC.

PROGRAMAÇÃO

9 de outubro – Quinta-feira14h – credenciamento, inscrições e entrega de material de apoio

20h – Solenidade de Abertura
Pronunciamentos da Presidenta da Fenaj, Beth Costa, do Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Luís Fernando Assunção e autoridades anfitriãs.

21h – Manifestações artísticas e culturais. Coquetel da abertura.

10 de Outubro – Sexta-feira

8h30min – Painel 1: Mídia e Poder Público
Palestrante: Armando Rollemberg, Assessor de Comunicação do Senado
Debatedores: Derly Anunciação, assessoria de comunicação Governo de Santa Catarina – Fábio Pannunzio, TV Bandeirantes.
Mediadora: Kelly Cristina Prudêncio
Local: Sala Catamarã

08h30min – Painel 2: Notícias e Negócios
Palestrante: Regina Pitoscia, Diretora da Assessora de Imprensa do Banco Santander
Debatedores: Karin Villatore, Lide Multimidia (PR) – Luiz Lanzetta, Impress (SP/DF)
Mediador: Rogério Christofoletti
Local: Auditório Carijós

10h – Lanche

10h30min – Debate

12h30min – Almoço

14h – Grupos de Trabalho
Grupo 1 – Formação e Regulamentação Profissional – Qualidade de Ensino, Conselho Federal de Jornalismo, fiscalização, ética profissional.
Local: Sala Catamarã
Grupo 2 – Assessoria e Mercado – Remuneração, novas relações de trabalho, mudança de perfil, tabela de referência.
Local: Auditório Carijós
Grupo 3 – Mídia e assessoria no Mercosul – Mercado, relações de trabalho, legislação, realidade política e econômica.
Local: Sala Fauna

16h – Lanche

16h30min – Oficinas
Oficina 1 – A Agenda Social e a Mobilização/Qualificação da Cobertura Jornalística – Zeet Vivarta, diretor executivo da Andi
Local: Sala Carijós
Oficina 2 – Empreendedorismo e Negócios de Jornalismo – Unidade de Educação do Sebrae Nacional
Local: Sala Forte
Oficina 3 – Estrutura de Assessoria de Comunicação e Formação de Custos – Carlos Eduardo Mestieri, Inform Comunicação (SP)
Local: Sala Fauna
Oficina 4 – Gestão da comunicação com foco em resultados – Armando Medeiros de Faria, SECOM/Palácio do Planalto
Local: Sala Baia Norte
Oficina 5 – Media Training: eficácia para o discurso das fontes e sintonia com o interesse público. Equipe de Comunicação do Banco do Brasil
Local: Sala Rendeiras

18h30min – Programação artística e lançamento de livros

20h – Jantar na Fenaostra

11 de Outubro – Sábado

8h30min – Painel 1: Assessoria e Ética: A produção de notícias e as relações de mercado
Palestrante: Pedrinho Guareschi, professor da PUC/RS
Debatedores: Marialva Barbosa, prof.ª da UFF- Carlos Carvalho, Secretário Executivo da Abracom.
Mediador: Francisco Karam
Local: Sala Catamarã

08h30min – Painel 2: Formação Profissional e exercício da atividade de assessoria
Palestrante: Jorge Duarte, Assessor da Embrapa e professor do CEUB
Debatedores: Boanerges Lopes Filho, prof. da UFAL e diretor do Departamento de Mobilização em Assessoria de Comunicação da Fenaj – Roseli Fígaro, Profª. da USP.
Mediadora: Valci Zuculoto
Local: Auditório Carijós

10h – Lanche

10h30min – Debate

12h30min – Almoço

13h – Lançamento de livros

14h30min – Plenária de encerramento

20h – Jantar de Encerramento – Fenachopp

para saber como se participar do 14º ENJAC. Acesse www.sjsc.org.br/enjac