Este vídeo apresenta dois documentários: A casa da cidadania e As sementes da cidadania. Ambos são emocionantes e mostram cinco experiências de organização de trabalhadores pobres, moradores de favelas e bairros populares do Estado do Rio, em busca de melhores condições de vida.

A casa da cidadania mostra o funcionamento do posto de saúde no subúrbio de Vigário Geral, no Rio, fundado pelos Médicos sem Fronteiras, depois da chacina de Vigário Geral, em 1993. Mostra também as experiências dos moradores de Nova Pixuna, na Ilha do Governador, e Shangrilá, em Belford Roxo. Estes organizaram cooperativas e construíram suas casas em regime de mutirão, depois de conquistarem a posse da terra.

As Sementes da Cidadania apresenta o trabalho desenvolvido desde 1985 em quatro favelas cariocas. Um telejornal comunitário é organizado, visando discutir os fundamentos políticos da autogestão. O vídeo mostra também a organização dos moradores de Rancho Fundo, em Nova Iguaçu, iniciada com a luta pela coleta de lixo. Por fim, mostra a rica experiência do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense, com o objetivo de estimular a cultura popular

Sugestão de uso: Estes dois documentários são indicados para debates sobre cidadania, cooperativismo e a realidade da favela e bairros populares no Rio de Janeiro. Podem ser usados para discutir autogestão, cooperativismo e economia solidária.

Direção: Eduardo Coutinho; 1997; 39 min.

Realização: CECIP e SECM-Paris

Contato: (21) 2509-3812 // cecip@cecip.com.br// www.cecip.com.br