artigo_vito

Por Vito Giannotti

A COPA é um grande problema. Todo protesto contra ela é pouco. Os problemas do Brasil não podem e não vão ser escondidos atrás de estádios luxuosíssimos e ruas pintadas para a festa. Os gastos com esta COPA são monstruosos. Claro que merecem os maiores protestos. E as remoções? Li uma mentira, num jornal desta mídia empresarial que diz que serão poucas. Menos de 10 mil. Lorota pura. Em qualquer contagem a soma dos desabrigados da COPA passa dos 100 mil. Seria bom se todos juntos fizessem seus protestos contra os governos responsáveis por essa derrama de dinheiro e pela expulsão de dezenas e dezenas de milhares.

Mas a COPA é um dos tantos assuntos da nossa política que temos que atacar. No Brasil da Globo/Record, da Folha/Estadão e da Veja/Época o povo pouco discute política. O povo trabalhador é anestesiado todo dia por uma mídia conservadora. Uma mídia que não quer saber de um PROJETO DE PAÍS. Não se discute que Brasil queremos. Só para dar dois exemplos. Todo dia, lá no Sul do Pará da maior mina de ferro do mundo, que hoje é da privatizada VALE, saem milhões de toneladas de ferro para “lá fora, para o estrangeiro”. São 12 composições diárias de 400 vagões cada, carregadas de ferro que saem do País e o lucro é todo da Vale. Mais um exemplo que a mídia dos patões esconde. Sim, a Amazônia é “nossa”, dizem! Mas de 2010 pra cá foram desmatados o correspondente ao tamanho de três Estados de São Paulo. E cadê um projeto de país?

E depois da COPA, como fica?

A COPA vai acabar. A farra dos ricos também. E ai? Precisamos ter um novo projeto de país. Para isso precisamos discutir, nos preparar, nos informar politicamente e traçar um projeto diferente de país. Com justiça, com vida digna para todos. Com casa decente. Por que no Brasil precisa existir barraco ainda? Precisamos de REFORMAS DE BASE. Aquelas reformas que se discutiam há 50 anos, antes da Ditadura. Reformas populares para um país menos injusto, livre, dono do seu destino. Um país com Terra para quem quer trabalhar nela. Com Escola decente para os filhos dos trabalhadores. Com Saúde verdadeira para todos. E com garantia de todos os Direitos trabalhistas que estão a perigo de ser retirados.

Agora é a COPA. Todo protesto é pouco. E depois vamos aumentar a dose até ter um novo projeto de país. A lição para depois da COPA é essa.