Chão de Fábrica

A história do novo Sindicalismo Brasileiro é contada na série “Chão de Fábrica”, exibida pela TVT,  em 13 episódios, no período de 10 de março a 2 de junho deste ano. A série tem direção e reflexões de Renato Tapajós, cineasta que acompanhou e registrou quase 40 anos de história dos movimentos sociais e dos trabalhadores.

Clique e assista aos episódios!

Episódio 1: As grandes greves no ABC Paulista.

Episódio 2: A ação dos antigos Sindicatos no Brasil, subordinados ao Estado e que não priorizavam a luta pelo direito dos trabalhadores.

Episódio 3: A organização do novo sindicalismo, nascido das grandes greves do ABCD Paulista, e a forma como isso contribuiu para o surgimento de um partido político e uma central de trabalhadores.

Episódio 4: Os anos de ouro do Sindicalismo.

Episódio 5: A chegada do neoliberalismo ao Brasil, na década de 1990, o fechamento de empresas e o desemprego assustador no país.

Episódio 6: A Reestruturação Produtiva da década de 1990, uma estratégia do neoliberalismo para desarticular e retirar direitos dos trabalhadores.

Episódio 7: O avanço do neoliberalismo no Brasil, a partir da década de 1990, e as consequências negativas para o país e para os trabalhadores.

Episódio 8: A resistência dos trabalhadores aos efeitos nefastos do neoliberalismo, implementado pelo governo de FHC, na década de 1990.

Episódio 9: A eleição de um ex-metalúrgico, em 2002, para a presidência do país. O Pacto Nacional feito por Lula, a recuperação da economia, distribuição de renda e inclusão social.

Episódio 10: A retomada do crescimento econômico no Brasil, durante o governo Lula e o protagonismo do movimento sindical.

Episódio 11: A eleição da primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, em 2011.

Episódio 12: Sindicalismo Rural. A história de luta do trabalhador do campo, com suas enormes dificuldades e algumas conquistas.

Episódio 13: Reflexões do cineasta Renato Tapajós, diretor da série, sobre o novo sindicalismo.