“A afirmação de um único império vencedor acabou proclamando a guerra como a condição para paz.” “Não havia outro futuro a buscar, outro caminho a percorrer. Essa ordem era definitiva.” Uma ópera trágica e imagens de miséria e fome, pelo mundo, acompanham a voz que resume em pouco mais de um minuto, a globalização neoliberal. 

Sobre as imagens trágicas se monta uma faixa “Stop the war on Irak”. A manifestação é na Coréia. Depois na Europa, no Brasil, na Argentina, na Índia… A ópera dá lugar ritmos quase tribais.

Movimentos que vão convergir no I Fórum Social Mundial. “A reinvenção do futuro” é um belo documentário produzido pela Agência Carta Maior que conta a história e discute as perspectivas do Fórum Social Mundial e dos diversos fóruns em que ele se desdobrou. São 52 minutos de imagens, com músicas de fundo cuidadosamente escolhidas para completar seu significado e emocionar. Entrevistas e intervenções em plenários por todo o mundo, sempre curtas, mantêm o ritmo aprofundando a compreensão do que se quer mostrar.

Indicação de uso:

Excelente para apresentar o FSM em termos objetivos e subjetivos. Para aulas em escolas, universidades, ou atividades políticas. Para quem nunca participou de um Fórum, serve para sentir um pouco do que deve ser estar lá. 

Ficha técnica:

Produção: Agência Carta Maior; 2004; 52 minutos

Patrocínio: Petrobras 

Contato:(11) 5573-6664 / (61) 3327-3008

redacao@cartamaior.com.br // www.agenciacartamaior.com.br