Em forma de reportagem, alternando entrevistas, gráficos, ilustrações e dados estatísticos, este vídeo é uma das muitas produções realizadas por entidades envolvidas na Campanha Jubileu 2000, pelo perdão da dívida dos países pobres, lançada em 1999 em nível mundial. Realizado por iniciativa do Sindicato dos Engenheiros e da Federação Intersindical de Sindicatos dos Engenheiros, este documentário integra também o programa Reage Brasil.

 

Especialistas como o economista Adhemar Mineiro, do Dieese, o cientista político César Benjamin, João Pedro Stédile, coordenador do MST, e os deputados Ivan Valente e Plínio de Arruda Sampaio explicam as origens da dívida externa brasileira, os seus reflexos na área social e os efeitos sobre a economia do país e sobre o cotidiano da população. E religiosos, como frei Flávio, da Comissão Pastoral da Terra, justificam ética e biblicamente a moratória. A repórter Nádia Ferreira também vai às ruas e colhe depoimentos da população.

 

 

 

 

 

 

 

Sugestão de uso: Útil para sindicatos, escolas, movimentos sociais em geral, universidades, jornalistas, professores, pesquisadores e estudantes de Economia, Direito e Sociologia.

Direção: Ralf Tambkle e Tiago Scorza; 1999; 20 min.

Produção: Tambkle Filmes

Realização: Senge/RJ e Fisenge

Contato: tcscorza@hotmail.com // tambke@brasilplural.org // sengerj@sengerj.org.br // www.sengerj.org.br.