A guerra dos Estados Unidos contra o Iraque, que na prática é uma invasão com interesses comerciais, tem ocupado boa parte das notícias nos últimos meses. Na sexta feira, 07 de fevereiro, ficou comprovado que o dossiê apresentado pelo governo da Inglaterra, principal aliada dos EUA era uma farsa, uma cópia de uma dissertação de mestrado de 10 anos atrás. A irresponsabilidade, a sede de guerra e o desejo de avançar no petróleo iraquiano são de tal ordem, que até mesmo os erros de ortografia foram copiados. Esta é uma das maiores provas de que os generais da guerra pouco se importam com as vidas humanas. Pouco ligam para a ética. Jamais pensaram nas conseqüências de mentir para seu próprio povo, e muito menos se importam com a opinião do resto do mundo. Para eles interessa apenas o dinheiro, o lucro, o petróleo.

Se eles só pensam em dinheiro, é preciso gritar contra esta invasão na linguagem deles. É preciso fazer uma grande corrente para que as empresas multinacionais, ligadas aos EUA, a Inglaterra e a todos os países que os apóiam, sintam o gosto amargo do embargo comercial que os EUA acostumaram a fazer com todos aqueles que não se alinham a ele.

Portanto, participe do embargo cidadão contra a guerra! Enquanto houver ameaça de guerra é necessário fazer um embargo aos produtos norte americanos e de seus aliados. Por exemplo, seria importante, como gesto simbólico, parar de comprar Coca-Cola, evitar freqüentar o Mc Donald ou usar roupas com emblemas norte-americanos. O movimento teria maior repercussão ainda, se aqueles que têm dinheiro guardado em bancos norte americanos ou ingleses transferissem seu dinheiro para instituições nacionais e evitassem comprar dólar, dando preferência ao Euro, caso realmente seja necessário utilizar uma moeda estrangeira.

Com todos aqueles países que acreditam na paz e são contra a guerra insistimos para que participem de uma proposta de ação de cidadania mundial
· Parar com todo o pagamento da dívida externa e negociações. O nosso dinheiro não pode, em hipótese nenhuma, financiar a guerra.
· Mudança da unidade monetária internacional para Euro, em vez de Dólar
· Ampliar as reservas em Euro.
· Praticar o embargo econômico contra todos aqueles países que entrarem na guerra
· Os países amigos da paz poderiam criar uma rede de solidariedade, rompendo com o embargo econômico que os EUA impôs contra o Iraque, e fazer um movimento pelo fim do embargo econômico em todo o globo terrestre.

Tal atitude talvez nos faça perder algumas pequenas regalias no cotidiano enquanto cidadãos. Nossos países talvez percam algumas divisas com o embargo econômico contra uma das nações mais ricas do planeta, porém o mundo perderá muito mais com uma guerra, da qual todos podem prever o início, mas ninguém sabe qual será o tamanho de sua destruição e como será o seu fim. É preciso lembrar que os Estados Unidos utilizaram como argumento, para iniciar a guerra, a existência de armas de destruição em massa no Iraque, porém, os Estados Unidos, em toda a história da humanidade, até hoje, foram a única nação que utilizou uma bomba atômica contra vidas humanas. O EUA também utilizou armas químicas (napalm no Vietnã* e outras armas químicas e biológicas em outros conflitos**).

Já é hora de também desarmar os Estados Unidos.

Santos, 07 de março de 2003.

Fórum da Cidadania da Baixada Santista / Fórum Social Regional da Baixada Santista / Fórum dos Direitos Humanos / Comitê Baixada Santista Contra a ALCA / Fórum Regional Juvenil

(Texto enviado Rosângela Gil – Santos)