Este documentário é um alerta sobre a necessidade de preservação do ecossistema da Amazônia, onde se localiza a maior bacia hidrográfica em volume d’água do mundo. Em contraste, o modelo de desenvolvimento predador destrói todo esse manancial, polui o meio ambiente e agrava a crise de água potável prevista para o mundo nas próximas décadas.

Com depoimentos de homens e mulheres da população nativa – índios, pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores e lideranças locais –, o documentário denuncia os desmatamentos, as queimadas, o impacto ambiental negativo causado por grandes projetos econômicos. Entre estes, o vídeo destaca as monoculturas, os latifúndios, as madeireiras e o agronegócio. Todos eles empreendimentos que visam apenas à obtenção de lucros para uns poucos, em detrimento da vida, da preservação da natureza e da sobrevivência dos nativos. O vídeo louva a gestão responsável da água e do solo, as políticas de desenvolvimento sustentável e a agricultura familiar, entre outros aspectos. 

 

Indicação de uso:

Grupos ambientalistas, entidades de defesa da Amazônia, grupos de sem-terra, entidades de trabalhadores rurais, universidades, escolas. 

Ficha técnica:

Direção: Matheus Oterloo; 20 minutos

Produção: Centro de Estudos e Práticas de Ensino Populares (Cepepo)

Realização: GT das Águas e GT Meio Ambiente e Desenvolvimento/Fórum da Amazônia Oriental (FAOR) 

Contato:(91) 249-2720 // http://www.cepepo.org.br/