Stédile ataca dominação cultural americana
A implantação da base de Alcântara foi condenada em todos os discursos como uma invasão militar.
No discurso de abertura João Pedro Stedile, do MST disse que ” A dominação americana não se dá só pela ocupação militar, se dá também pela invasão cultural “. O que é invasão ou dominação cultural? E só contar em quantas cidades brasileiras há reproduções da Estátua da Liberdade, símbolo de Nova York, capital do império. Algumas podemos encontrá-las facilmente. Vejamos:
1 No bairro do porto de Aracaju/Sergipe entre belos prédios monumentais… encontramos um monumento com esta estátua.
2 Em Curitiba/PR, na Cidade Industrial, na beira da BR 116, no pátio das confecções Havan, destaca-se uma enorme estátua da Liberdade, pintada de um verde berrante.
3 Mas a mais imponente se encontra na entrada do anexo do Barra Shopping, na Barra da Tijuca, conhecido como a Miami brasileira.
Lá, na fachada do New York Center, está ela… a Santa protetora das jovens gerações daquele bairro. Lá dentro, aliás, elas não terão problemas. Tudo está escrito em inglês. Melhor, em americano.
Não se atreva a pedir uma pipoca…ninguém sabe o que é isso. Lá não existe pipoca, lá tem …popcorn! E se estiver com fome, pode pedir um “natural sandwich” Isso eles comem. Sanduíche natural, não, é muito brega. Chique é o “natural sandwich”.
Essa é a dominação a combater, para ter forças no combate contra a base de Alcântara. Isso é disputar a hegemonia e construir uma contra hegemonia.
(Vito Giannotti)