Registro do lançamento do jornal Brasil de Fato, durante o III Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, em janeiro de 2003. A exibição da cerimônia, com um público de cinco mil pessoas lotando o Auditório Araújo Viana, reflete o clima eletrizante do evento. Por meio de flashes do Fórum e discursos de convidados de honra, o documentário reproduz a atmosfera festiva. O lançamento de um jornal com um projeto político diferente do da mídia oficial se insere num contexto muito maior que envolve, por exemplo, a luta das mulheres, a luta contra a Alca, contra a guerra no Iraque e a luta pela terra.

Com depoimentos de Plínio de Arruda Sampaio, Olívio Dutra, Eduardo Galeano, Sebastião Salgado, Hebe Bonafini, Aleida Guevara, Augusto Boal e José Arbex Jr, este documentário deixa claro que a sustentação desse jornal é uma missão popular.

 Sugestão de uso: Pessoas interessadas na construção de um projeto de comunicação alternativo e popular, particularmente jornalistas e lideranças sindicais e do movimento social em geral.

Direção: Rubem Corveto; 2003; 54 min.

Produção: Senge/Fisenge

Contato: (21) 2532-1398

sengerj@sengerj.org.br//www.sengerj.org.br// www.fisenge.org.br