domtomas

Morreu na noite desta sexta-feira (2/5) o bispo emérito de Goiás, Dom Tomás Balduíno. Nascido Paulo Balduíno de Souza Décio, adotou o nome Tomás ao entrar para a Ordem Dominicana. Foi nomeado bispo prelado de Conceição do Araguaia (PA) em 1965, onde começou um trabalho com índios e camponeses, em 1967 foi nomeado Bispo de Goiás (GO). Na Diocese, implementou um modelo novo de igreja, aberta ao povo, engajada nas lutas sociais e de posição firme contra a Ditadura Militar e o latifúndio. Dom Tomás foi personagem fundamental no processo de criação do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), em 1972, e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 1975. A Assembleia Geral da CPT, em 2005, o nomeou Conselheiro Permanente. Tanto o CIMI quanto a CPT foram espaços de apoio e assessoria dos movimentos populares do campo. Sua luta na defesa dos Direitos Humanos, pela Reforma Agrária e justiça no campo, pelos povos indígenas e por uma igreja progressista inspira as lutas que travamos, e é semente que deu e dará muitos frutos. É nosso solidário mestre da vida. “Direitos Humanos não se pede de joelhos, exige-se de pé” – Dom Tomás Balduíno

-> Dom Tomás estava internado no hospital neurológico de Goiânia, sofrendo complicações decorrentes de um câncer e problemas coronários. Morreu de Embolia Pulmonar as 23:30h. Seu exemplo continuará nos guiando na luta por justiça social.

[Texto de José Gomes Neto, jovem residente na cidade de Goiás que conviveu os últimos anos com Dom Tomás nos movimentos sociais].