Em 2003, uma parceria entre o MST e a Ação da Cidadania resultou na colheita de 25 hectares de feijão do assentamento Doralina Folador, em Arapongas (PR). O produto foi distribuído para o Programa Brasil sem Fome. Na mesma ocasião, em 17 estados brasileiros famílias de assentados e pequenos agricultores contribuíram para alimentar milhares de pessoas que vivem em situação de miséria.

Para celebrar o acordo, a colheita e a solidariedade, os sem-terra realizaram uma bela festa, onde não faltaram discursos e encenações, bênção dos alimentos, almoço e até uma marcha à lavoura de feijão, onde todos, coletivamente, participaram da colheita.

Este vídeo registra a festa da qual participaram, além dos assentados, líderes sindicais e religiosos, representantes da Ação da Cidadania e o dirigente nacional do MST, João Pedro Stédile. Em seu discurso, o coordenador do MST lembrou o trabalho do fundador da Ação da Cidadania, Herbert de Souza, o Betinho, em favor dos pobres e no combate à fome. E referiu-se, também, a Dorcelina Folador, militante do MST em Mato Grosso do Sul, assassinada por razões políticas dois anos após assumir a prefeitura de uma cidade do interior.

Sugestão de uso: Indicado para sindicatos e outras entidades de trabalhadores rurais, associações comunitárias, grupos de assentados e pessoas interessadas na discussão e implantação de projetos de economia solidária, associativismo e cooperativas. Útil também para todos os envolvidos em projetos coletivos de combate à fome.

Direção: Anderson Leandro e Jovana Cestilla; 2003; 20 min.

Produção: Quem TV Produções Audiovisuais

Contato: (41) 3324-0099 // quemtv@cefuria.org.br