Por Vito Giannotti do Jornal Brasil de Fato
Neste fim de semana, aconteceu, em Caracas, o Fórum Internacional Contra O Golpe Midiático na Venezuela. Intelectuais e jornalistas de mais de dez países acusaram as grandes empresas internacionais da Comunicação de estar tramando a derrubada do governo da Venezuela. O documento final tem o título de “Basta de agressão à Venezuela!”. Todos os participantes denunciaram a campanha de difamações e mentiras contra o Governo da Venezuela e sua Revolução Bolivariana. Para eles está claro que esta campanha é a preparação de um golpe, de uma invasão da Venezuela pelos Estados Unidos.
O que está em jogo na Venezuela?
Historicamente a América Latina sempre foi considerada pelos EUA como seu quintal. Sua propriedade, Desde 1998 com a subida de Chávez à presidência da Venezuela começou a mudar o quadro .Com o apoio de Cuba e do Brasil, ficou difícil para os Estados Unidos derrubara o presidente legitimo e muito querido pelo povo venezuelano. O Chávez fez um governo que favoreceu os de baixo e os trabalhadores e em muitas ocasiões contrariou os interesses do grande capital. Foi contra a ALCA, criou a ALBA e por aí vai. Mas os de cima de lá não querem saber que o povo melhore. Querem manter todos os seus privilégios. Igualzinho aos nossos ricaços, banqueiros, donos de industrias e comercio daqui do Brasil.
Por isso combatem a Revolução bolivariana. Divulgam mil mentiras sobre a Venezuela que são repassadas pela mídia comercial, dos patrões de todos os países da América Latina. É só ver o que a Globo, Bandeirantes, Record , SBT noticiam toda noite. Um monte de mentiras descaradas, para preparar a aceitação do próximo golpe na Venezuela.
É só ver o que a Globo, Bandeirantes, Record , SBT noticiam toda noite. Um monte de mentiras descaradas, para preparar a aceitação do próximo golpe na Venezuela.
Como se contrapor A à mídia deles?
Não podemos calar. E nem se achar tão coitadinhos que não temos meios para se contrapor à mentiras da mídia dos patrões. Nosso dever com a Venezuela e toda a América Latina ameaçada pela política do Império é informar o povo por todos os nossos meios de comunicação. Em todos. Temos Jornais Sindicais, Brasil de Fato, nossas revistas, programas de rádio e por todas as redes sociais na internet. Ao mesmo tempo esclarecer a população sobre a grande batalha a ser feita em cada país e por nós no Brasil contra a manipulação das informações pela mídia dos patrões e exigir novas leis de democratização da mídia,. A primeira é acabar com a perseguição às rádios comunitárias e exigir uma nova distribuição das concessões de rádio e televisão que deveriam ser públicas. Na verdade são privadíssimas. O povo não manda nada. Isso é o segundo passo. Mas há muitos outros a dar.