México

[Texto: CNTE] No último dia 19 de junho, um protesto pacífico de professores no México, terminou com 6 pessoas mortas e deixou dezenas de feridos, no confronto. A repressão contou 800 policiais federais, helicóptero, bombas de gás lacrimogêneo e armamento pesado.

Cerca de 500 manifestantes entre, professores, pais e estudantes, bloquearam a rodovia 190, em Oaxaca, estado do sul mexicano. O ato era pelo fim das reformas na educação, adotadas há três anos pelo presidente Enrique Peña Nieto, e que já causou milhares de demissões injustas, comprometendo a mais do que precária qualidade do ensino.

Durante os enfrentamentos, que iniciaram por volta das 10 horas e se prolongaram até as 15 horas, vários ônibus e automóveis foram queimados. Ao final, a comunidade conseguiu fazer com que os militares retrocedessem.

Diante do ocorrido, movimentos sociais e entidades populares, artistas e intelectuais mexicanos e de outros 14 países fizeram uma conclamação a que o governo de Peña Nieto pare com a repressão e atenda às “justas demandas” do magistério com soluções apropriadas.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) repudia a violência contra os professores em Oaxaca, e apela a toda a comunidade de ensino, estudantes e a sociedade em geral para mostrar sua rejeição ao ocorrido e exigir justiça para as vítimas.