claudia_brasilia

Na semana passada concluímos duas cartilhas voltadas principalmente a professores de Brasília. “Racismo e discriminação no Brasil” é o nome do material encomendado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O autor é o professor Flávio Antonio da Silva Nascimento, com edição do texto e programação visual feitas pelo NPC. A cartilha aborda a permanência do racismo em nosso cotidiano, e apresenta caminhos para superá-lo, com destaque para a abordagem feita em sala de aula dos temas referentes ao negro e à história do continente africano.

Já a outra cartilha foi solicitada pelo Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF). O objetivo é divulgar e sensibilizar para a importância das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afrobrasileira e indígena nas escolas da educação básica. O material também divulga a lei do Estatuto Racial, o Plano Nacional de Educação (PNE) e contém um capítulo repleto de dicas de livros, filmes, documentários e músicas que podem ser usados pelos docentes ao tratar dessas questões em sala de aula.

Na sexta-feira, 30 de agosto, a coordenadora do NPC, Claudia Santiago Giannotti foi a Brasília para participar do lançamento do material durante o Congresso do SINPRO-DF. Na ocasião, houve uma homenagem ao nosso coordenador, Vito Giannotti. Em sua fala, Claudia lembrou: “Em 2015, ele (Vito) trabalhou em três publicações literário-pedagógicas: Sou dirigente sindical. E agora?, escrito em parceria com o professor Gilmar, da CNTE; e outro caderno para a CNTE sobre a questão racial. Os últimos trabalhos foram o caderno para o Sinpro e a Agenda 2016 do NPC. Temos uma foto dele escrevendo o texto desse caderno do Sinpro”.

A produção de cartilhas, a partir da encomenda de diversas entidades do país inteiro, é um dos principais trabalhos realizados pelo NPC. Sindicatos e outras entidades que tiverem interesse podem entrar em contato conosco pelo e-mail npiratininga@piratininga.org.br, com cópia para npc.sheila@gmail.com.