“Pagaré con mi vida la defensa de principios que son caros a esta patria. Caerá un baldón sobre aquellos que han vulnerado sus compromisos, faltando a su  palabra, roto la doctrina de las Fuerzas Armadas.

El pueblo debe estar alerta y vigilante. No debe  dejarse provocar, ni dejarse masacrar, pero también debe defender sus conquistas. Debe defender el derecho  a construir con su esfuerzo una vida digna y mejor.” 

Este é o início do último discurso de Salvador Allende, na Rádio Magallanes, antes de ser morto pelas bombas que caíram sobre o palácio presidencial. Foi em 11 de setembro de 1973. Os responsáveis assumidos pelo golpe foram os Estados Unidos. “Não vejo por que temos de ficar parados enquanto um país se torna comunista pela irresponsabilidade de seu povo”, disse Henry Kissinger na época, ao justificar a derrubada do governo socialista de Allende, eleito pelo voto.

É preciso lamentar as vítimas do atentado ao World Trade Center e condenar o terrorismo. Mas não podemos deixar que isso apague da história os inúmeros crimes do governo dos Estados Unidos por todo o planeta.

Leia a íntegra do discurso na seção de artigos de nossa página: www.piratininga.org.br