O Brasil, o quinto maior país do mundo em extensão territorial, nona economia mundial, com a maior área de terra agricultável em todo o mundo, a maior reserva de água do planeta, tem cerca de 30% de sua população sobrevivendo com menos de um dólar por dia. Segundo a ONU, é também o país com a pior divisão de terras e a maior desigualdade social em todo o mundo. O êxodo rural é crescente e mais de 40% da população vivem abaixo da linha de pobreza. Esses indicadores justificam, por si só, o surgimento, há mais de 20 anos, de um dos mais importantes movimentos de massa contemporâneos – o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.

Este vídeo faz um relato criterioso do surgimento e da consolidação do MST, destaca a importância do movimento nas lutas dos povos latino-americanos, narra episódios importantes da história dos sem terra brasileiros, mostra suas lutas e conquistas, bem como a repressão e perseguição permanentes que sofrem. Os assassinatos encomendados por latifundiários, o trabalho escravo e o trabalho infantil e as torturas a que são submetidos os trabalhadores do campo estão aqui denunciados, bem como depoimentos de apoio de líderes religiosos e autoridades.

Sugestão de uso: Grupos de sem-terra, pequenos agricultores, comissões pastorais da terra, ambientalistas, universidades e escolas, estudiosos da questão agrária.

Direção: Miguel Barros e Esther Palácios; 2004; 72 min.

Contato: mst@mst.org.br