afasta_calese

Em 2004, o curso de jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) viu nascer o projeto de extensão Afasta de Mim este Calese. O objetivo era recuperar histórias do tempo da ditadura civil-militar para refletir sobre as violações de direitos humanos no passado do país e também no presente. Foi lançado durante a disciplina “Técnicas de Redação”, ministrada por João Batista de Abreu. Na ocasião, a imprensa divulgou supostas fotos de torturas sofridas pelo jornalista Vladimir Herzog, da TV Cultura, morto pela ditadura. Com a repercussão das imagens, o professor sugeriu aos alunos a produção de reportagens sobre como cada entrevistado vivenciou a época de repressão militar. O objetivo principal era dar “voz aos anônimos” e divulgar dramas de pessoas comuns que também sofreram naquele período. O projeto ficou um tempo estagnado, mas em 2012, através do programa Jovens Talentos para Ciência, da Capes, Rebeca e João Pedro Soares tornaram-se novos bolsistas. Agora segue com Janaína Medeiros.

Rebeca Letieri explica que o objetivo inicial permanece, “com a intenção de estender para a sociedade a discussão sobre os direitos humanos, que muitas vezes  permanece restrita ao meio acadêmico, ao universo de organizações especializadas e ao das próprias vítimas”. A partir desse tema, a equipe costuma fazer entrevistas, reportagens, fotografias, vídeos, artigos, e tudo que contribua de alguma forma para reforçar a memória do passado e abordar questões do presente. “Passados 50 anos da instauração do regime militar, que vigorou no Brasil de 1964 a 1985, diversos acontecimentos que afetam, diretamente, centenas de pessoas permanecem ocultos. O jornalismo possui papel fundamental no sentido de trazer à tona essas histórias. Além disso, apesar da conquista da democracia, as violações de direitos humanos continuam ocorrendo, principalmente onde a renda é inferior à média”, afirma Letieri, ressaltando sempre o objetivo de estabelecer uma ponte entre o ontem e o hoje.

A atualidade e a importância do assunto foram confirmadas recentemente: o projeto foi um dos selecionados para ser apresentado no Intercom Sudeste 2014, que será realizado de 22 a 24 de maio em Vila Velha (ES). Letieri explica o impacto dessa novidade na sua vida pessoal e profissional: “Eu cresci na UFF na medida em que o projeto também cresceu. A proximidade com o assunto, os depoimentos e pesquisas das quais eu pude ter contato, tem influência direta na minha formação dentro e fora da UFF, enquanto estudante de jornalismo e pessoa. Eu espero que com as diversas programações sobre os 50 anos do golpe, e diversos projetos como esse façam surgir, ainda, muitos outros. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, finaliza.

Conheça o projeto em http://afastaestecalese.com/ 

Página no Facebook: https://www.facebook.com/caleseuff