amazonia_oriental

No dia 8 de outubro foi apresentada, em São Luís/MA e em Belém/PA, a proposta do Seminário Internacional Carajás 30 Anos: resistências e mobilizações frente a projetos de desenvolvimento na Amazônia Oriental. O evento foi pensado para refletir sobre os projetos de desenvolvimento originados a partir da implantação, há quase trinta anos, do Programa Grande Carajás (PGC). Uma das questões apontadas foi o fato de a extração de minério na região Amazônica ter quadruplicado desde sua capacidade inicialmente prevista. Isso causa impactos tanto ambientais quanto nas comunidades próximas.  O Seminário é um processo amplo, que contará com atividades preparatórias em Imperatriz, de 16 a 18 de outubro de 2013; Marabá, nos dias 8 e 9 de março de 2014; Santa Inês, em 21 e 22 de março de 2014; e Belém, de 5 a 8 de abril de 2014. Após esses encontros haverá a realização de um grande Seminário em São Luís, a ser realizado na Universidade Federal do Maranhão de 6 a 9 de maio de 2014. | Continue lendo.

Espera-se a participação de professores, estudantes, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e de comunidades atingidas pela atividade da mineração e outro projetos de desenvolvimento na região.

A atividade está sendo organizada pelas seguintes entidades: Fórum Carajás, o Grupo de Estudos, Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA-UFMA), a Rede Justiça nos Trilhos (JnT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).