bancos

Bancários de todo o país fizeram uma greve, que teve grande adesão, pois o lucro dos bancos não representou a melhoria das condições de trabalho da categoria. Para explicar os motivos da mobilização, o Sindicato dos Bancários lançou, na semana passada, um vídeo sobre o sistema financeiro, Banco pra quê? Banco pra quem?. O filme conta com a participação dos atores Osmar Prado e Sandra Barsotti, além do cineasta Sílvio Tendler e do MC Leonardo.

Os bancários querem debater com a sociedade a falta de responsabilidade social do sistema financeiro nacional. Os bancos se beneficiam da atual política econômica, que pratica os maiores juros do mundo, aumentando os lucros de banqueiros e especuladores e prejudicando todos os demais setores econômicos do país e, especialmente, os trabalhadores.

Para se ter uma ideia, em 2014, o lucro dos cinco maiores bancos ultrapassou os 60 bilhões de reais. Isso significa crescimento médio de 18,5% em relação a 2013. No mesmo período houve redução de mais de cinco mil postos de trabalho.

O vídeo está disponível no youtube, em https://www.youtube.com/watch?list=UUhhYmkr8ZbikPtATBLs4NZQ&v=AvVKKp09yCc