Nos anos 80, o Brasil renascia para a democracia. Partidos de esquerda e movimentos sociais ressurgem no cenário nacional. “Terra para Rose” é o emocionante relato da retomada do movimento pela reforma agrária. Na fazenda Annoni (RS), trabalhadores rurais sem-terra fazem um dos primeiros acampamentos para pressionar o governo a acelerar o processo de assentamento das famílias. Surgem ali as origens e primeiras estratégias que irão nortear a ação do Movimento dos Sem Terra – MST. Entre outras ações, os trabalhadores acampam em frente à sede o Incra-RS e realizam uma caminhada, com trezentos romeiros, da Annoni até Porto Alegre.

São 28 dias de caminhada até a capital gaúcha. Como o milagre da multiplicação, quando entra na cidade a marcha já conta com mais de cem mil pessoas. A luta é pela desapropriação da fazenda, cujo processo já durava mais de 14 anos. Rose é uma das oito mil pessoas acampadas na fazenda Anonni. Este filme é seguido por um complemento: “O Sonho de Rose”, que mostra os resultados do acampamento, dez anos depois.

Sugestão de uso: Serve para estudos e aulas sobre a história recente brasileira no que tange a organização social no campo.

Direção: Tetê Moraes; 1987; 82 min.

Produção: Tetê Moraes e Vem Ver Brasil

Contato: (21) 2274-6971 // vemver@globo.com