curso_2017

Foto: Pablo Vergara

[Por Ívina Costa – NPC] O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) abriu nesta quinta (09.03) a 12ª edição do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular. A aula inaugural foi realizada na livraria Antonio Gramsci (Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo – Cinelândia) e teve a participação de Cláudia Giannotti, coordenadora do NPC. Em alusão ao 8 de março, a jornalista falou sobre as conquistas e lutas travadas pelas mulheres ao longo da história.

A primeira aula externa aconteceu no dia 11. Junto ao professor de Geografia, Leon Diniz, os alunos fizeram uma caminhada pelo Centro histórico do Rio, da Cinelândia até a Praça da Harmonia, na Gamboa. Durante o trajeto, refletiram sobre as transformações urbanas ocorridas, sobretudo nos últimos anos, em função da Copa e da Olimpíada. Alguns dos pontos de parada foram a Candelária, Morro do São Bento e o Instituto dos Pretos Novos (IPN).

O Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular acontece de março a outubro, sempre aos sábados, de 15 em 15 dias, das 9h às 17h. Neste ano, também haverá aulas teóricas durante a semana, a partir das 18h. O objetivo é incentivar a produção de veículos alternativos e também colaborar para a melhoria e ampliação dos já existentes. Por isso, o público alvo são estudantes de comunicação, moradores de favelas, jornalistas, sindicalistas, comunicadores populares e lutadores sociais.

Nesta edição, os alunos terão aulas práticas de redação, entrevista, pauta, produção de vídeos, web rádio, etc. Eles também vão participar de debates e reflexões sobre a importância da comunicação contra-hegemônica, análise crítica da mídia, democratização da comunicação, entre outros temas.