Documentário sobre o trabalho escravo no Estado do Maranhão. Através dos depoimentos de representantes do Ministério Público do Trabalho, da Polícia Federal, do coordenador da Campanha Nacional Contra o Trabalho Escravo, de ONGs, entre representantes de outros grupos e entidades, o vídeo discorre sobre o problema e mostra a luta contra esta nova forma de escravidão no Brasil.

A miséria, a ganância e a impunidade são problemas enraizados na sociedade brasileira desde a colonização. Para reforçar essa ideia, 13 de Maio diferencia a escravidão contemporânea – que, segundo dados oficiais, atinge 40 mil trabalhadores no Brasil, da antiga escravidão dos negros, abolida em 1888. Explicita as condições degradantes que levam à caracterização legal do trabalho escravo. Apresenta soluções, como as ações repressivas, condenações criminais e a reforma agrária, e aponta a organização da sociedade como principal forma de enfrentar o problema. Os depoimentos de trabalhadores rurais libertados dão vida, realismo e emoção a que o tema merece.

Sugestão de uso: Aulas de História, Geografia e em debates políticos sobre o problema do trabalho escravo no Brasil. Direitos humanos e a questão agrária no Brasil são outros temas que podem ser abordados através do filme.

 Direção: Cícero Silva; 2005; 18 min.

Realização: Forem / MA

Contato: (98) 3213-1959 // drtma@mte.gov.br