mulheres

Foto: Eduardo Nunes

Mesa sobre a presença da mulher na mídia, coordenada pela jornalista Rosângela Gil.

Com Eleutéria (Marcha Mundial de Mulheres) e Raquel Moreno (Observatório da Mulher) 

O 13º Curso Anual do NPC, realizado no Rio de Janeiro, de 22 a 25 de novembro, com o tema central “Ação e prática dos trabalhadores na comunicação contra-hegêmonica”, reuniu dirigentes sindicais, jornalistas e estudantes de comunicação.  Mais uma vez, a palavra esteve com pensadores da comunicação de esquerda, sindical e popular de vários Estados do País.

Assim, 200 pessoas debateram durante cinco dias, teorias da comunicação e seu uso prático a serviço da classe trabalhadora. Os temas foram amplos, desde os valores socialistas a serem reafirmados na nossa comunicação, à discussão da pauta da comunicação dos trabalhadores, à criminalização da pobreza. Experiências maiores e menores foram apresentadas e uma vasta rede de contatos se estabeleceu entre todos os participantes e os próprios expositores.  

O Núcleo Piratininga partilha a alegria pelo clima de estudo e fraternidade do encontro e agradece a todos os participantes e palestrantes por ter propiciado uma troca saudável de experiências e sonhos. Em nossa página, na seção Comunicação Alternativa, você encontrará matérias sobre o curso produzidas por alguns dos seus participantes.   

Clique aqui e veja as imagens do curso em nossa página        

Sobre o curso

Mensagem do Senge-PR 

Curso junta sotaques em língua portuguesa 

Queridos todos!

Desejo que vocês estejam ótimos e orgulhos por mais uma lindíssima rodada de trabalho que juntou todos os nossos sotaques em língua portuguesa do Brasil!

Marlise Bassfeld-PR 

Mensagem do Sintufce 

Comunicar e ser comunicado: direito universal…

A busca constante de novos mecanismos de interação entre os trabalhadores, acompanhar as tendências da comunicação e das novas tecnologias da informação, no intuito de diminuir a distância entre a categoria e a entidade, dever ser um dos objetivos dos sindicatos que, verdadeiramente, desejam fortalecer sua luta contínua em defesa dos direitos de seus sindicalizados. 

Esse foi o espírito que nos conduziu a participar do 13º Curso Anual do NPC, uma vez que, no Brasil, poucos são os espaços onde os trabalhadores têm a oportunidade de se informar para formar, discutir, opinar, discordar, expor seu ponto de vista acerca dos meios de comunicação e sua hegemonia sobre a classe trabalhadora.

A luta pela democratização dos meios de comunicação “está baseada numa concepção que parte do pressuposto que comunicar e ser comunicado é um direito universal” do homem.

Entendemos que o NPC tem buscado, através da realização de seus cursos, atingir esse objetivo. Portanto, só temos que parabenizar todos aqueles que se empenharam para que ele acontecesse. 

Mensagem do Sintraconst 

A luta contra a hegemonia da comunicação continua…

Com o tema ‘Ação e prática dos trabalhadores na comunicação contra-hegemônica’, o Núcleo Piratininga de Comunicação realizou o 13° Curso Anual do NPC, de 21 a 25 de novembro, no Rio de Janeiro. Jornalistas e dirigentes sindicais de diversas regiões do País participaram. O Sintraconst enviou o secretário

de Imprensa, Virley, e o jornalista Júnior Eler.  

Mensagem do Sindur  

Um novo cenário da comunicação sindical…

Para a jornalista Nara Vargas, representante do Sindicato dos Urbanitários de Rondônia no 13º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, o dia a dia dos jornalistas sindicais deveria mudar a partir destes novos conceitos. ”Diante dos desafios, os profissionais da Comunicação Sindical conquistaram o que foi possível e tentam realizar o que é permitido. Eu espero que realmente a partir destas novas visões da comunicação, e eu digo que neste ponto o Sindur tem um papel estratégico e importante procurando capacitar seus dirigentes e profissionais, nós estamos caminhando para um novo cenário da comunicação sindical, colocando em prática o que é realmente necessário, ou seja levar a informação às nossas bases, de forma clara e objetiva.”