[Publicado em 25.04.2011 – Por Tatiana Lima]
No Paraná, a blogosfera ganhou corpo e voz e foi parar nas ruas. Um caminhão de som com uma enorme faixa dizia “SEJA VOCÊ MAIS UM BLOGUEIRO. NÃO À CENSURA”. Assim foi a recepção dos participantes do 1º Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Paraná, realizado entre os dias 9 e 10 de abril, em Curitiba.
O evento reuniu 42 blogueiros de diferentes idades, profissões e regiões. O caminhão de som, que ora ficava em frente à porta do hotel, ora dava voltas pelo centro de Curitiba divulgando o movimento, já dava anúncios de que este Encontro Estadual traria uma lição a ser aprendida.
Quando a liberdade de expressão foi colocada em xeque no Paraná, os blogueiros descobriram que a união entre o novo e velho dá um bom casamento. Os blogueiros largaram seus notebooks e, à moda antiga, usaram o velho carro de som e faixas com palavras de ordem. Eles distribuíram uma carta à população para protestar contra a falta de liberdade de expressão imposta pelo governador do estado, Beto Richa (PSDB), ao blog paranaense www.esmaelmorais.com.br, através de ação na justiça.
Em praça pública, os participantes promoveram “o enterro da credibilidade do governador do estado”. Na carta à população, eles explicam que o falecimento se deve em virtude de “grave ação judicial por caixa dois e compra de apoio político”.
Durante a manifestação, o diretor da Rádio Globo AM, Nelo Morloti, que passava na rua, viu o protesto e pediu a palavra. De acordo com ele, a programação da emissora está aberta ao blogueiro censurado pelo governador, no horário de 17h às 18h, de segunda à sexta.
Em entrevista ao NPC, o jornalista Esmael Morais explicou que já faz uma coluna diária na emissora no horário de 17h30. “Nós blogueiros vivemos essas contradições. Combatemos o monopólio da mídia, mas ao mesmo tempo precisamos usar o espaço que conseguimos obter nelas”, revelou.
Os blogueiros do Paraná mostraram que novas e velhas ferramentas podem andar lado a lado e que, principalmente, a opção por uma delas não necessariamente exclui o uso da outra.
A internet e as redes sociais têm sido boas ferramentas para mobilização das massas. Porém, twitter, facebook e afins são suficientes para sustentar revoluções, revoltas, manifestações que venham a eclodir. Precisa-se de outras ferramentas para a difusão de valores caros aos trabalhadores. As novas mídias podem ser boas aliadas para informar, reunir, disseminar e organizar movimentos, ou ainda meios de paralisá-los. Afinal, as mesmas mídias digitais podem ser utilizadas para produzir contra-informação para desmantelar qualquer movimento social e político.
Para Vito Giannotti, coordenador do NPC, o papel, o carro de som e a panfletagem na rua continuam indispensáveis. Durante a sua participação no 1º Encontro de Blogueiros Progressistas do Paraná, ele afirmou que a questão não é necessariamente o acesso à internet, mas o conteúdo que é acessado pelos internautas. Giannotti citou as favelas como exemplo. “Os blogs são instrumentos para um fim, mas é imprescindível unir as ferramentas. Nas favelas do Brasil, como a Maré, os moradores não sabiam sequer poucos dias antes da eleição qual era o partido da candidata à presidência Dilma Roussef. Muitos souberam a partir da distribuição do jornal impresso Brasil de Fato”, ressaltou.
Vito Giannotti, do NPC, refletiu que a disputa hegemônica não se dá apenas no convencimento das pessoas, mas na forma em que a sociedade hoje vive. “O sistema prega o individualismo, e o maior representante dele hoje é o programa Big Brother Brasil. Nele, todos fazem tudo por si. O importante é você”. Ele também alertou sobre a interferência direta que o governo brasileiro sofre dos EUA para aprovar uma lei contra o terrorismo cujo objetivo é enquadrar movimentos sociais como MST.
Para ele, “os blogs ainda são um instrumento privado de hegemonia para ganhar corações e mentes”. E para a plateia, disse: “Se é esse o instrumento que vocês mais se sentem à vontade para usar, então usem. Mas usem bem para disputar a hegemonia na sociedade, porque ainda existe esquerda e direita. E a mídia empresarial é o pólo aglutinador da direita”, conclui o dono do perfil no twitter @VitoGiannotti.