[Por Ívina Costa – 23.05.2017] Fala aí, você gosta de FUNK e RAP?! Então, se liga! O 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular vai reunir representantes dos dois ritmos na Cinelândia, no dia 25. A partir das 17h, a favela entra em cena (muito bem representada!) pelo Repper Fiell, do Santa Marta; MC Julião, do Jorge Turco; a dupla MC Júnior e Leonardo, da Rocinha, e outros.
Eles vão mostrar que na favela tem arte, união, talento de sobra e muita resistência! E não apenas a violência, tráfico e mortes que a mídia hegemônica não cansa de enfatizar! É na levada e poesia deles que vamos saber o que os jornais e as TVs não mostram: a visão de mundo, as dores e anseios de quem sofre com a violência da policial e tem seus direitos desrespeitados todos os dias.
Como diz o MC Julião, em uma de suas letras: “Tá tensão! Tá tensão! Eu quero a solução! Mas, sem união, o sangue da favela derrama no chão!”. Daí já dá pra você perceber que a idéia de uma musicalidade sem valor reflexivo passa longe deles. É isso aí: o funk e o rap são aliados na luta para conscientizar, propor a participação e reivindicar direitos.
Tá afim de somar com eles?! Aparece lá!!!