Vlado – 30 anos depois, dirigido por João Batista de Andrade, irá ao ar nesta terça-feira (26/10), às 23h30
A TV Cultura apresenta nesta terça-feira, 26 de outubro, às 23h30, na faixa Cultura Documentários, a produção Vlado – 30 Anos Depois (2005), dirigida por João Batista de Andrade. A exibição do filme marca os 35 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, vítima da ditadura militar.
No dia 25 de outubro de 1975, Vladimir Herzog apresentou-se ao DOI-CODI (órgão da repressão política do regime militar), em São Paulo, para prestar um depoimento. No fim da tarde do mesmo dia, a família e amigos de Vlado recebem a terrível notícia: o jornalista estava morto e, segundo fonte oficial, teria cometido suicídio na prisão.
O filme apresenta depoimentos de familiares e amigos que viveram com Vlado, como Henry Sobel, Paulo Markun, Alberto Dines, João Bosco e Fernando Morais. A partir desses relatos, mostra-se a amplitude das perseguições daqueles momentos, a trajetória do jornalista, desde sua infância, na Iugoslávia, com a família de origem judaica, fugindo da perseguição nazista. Destacam-se ainda suas ideias políticas, sua militância, seu senso de ética, sua posse como diretor de Jornalismo da TV Cultura, até a perseguição e o horror dos porões do regime militar, onde imperava a tortura e os assassinatos políticos.