Consequências psicológicas e econômicas que a prática do assédio moral no trabalho podem trazer às pessoas, principalmente às mulheres, serão os temas abordados no programa “Toda Mulher”, da TV Alerj (canal 12 da Net), que vai ao ar nesta segunda-feira (18/04), às 21h. Para discutir o assunto, a jornalista Graciela Vizzoto e a deputada Inês Pandeló (PT) recebem, no estúdio, a professora adjunta do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio (UFRJ), Terezinha Martins dos Santos Souza.

De acordo com Terezinha, assédio moral é qualquer ato de humilhação repetitivo intencionado. “A sociedade capitalista é muito violenta. Por isso, é preciso saber separar o assédio moral, que diz respeito às pessoas ligadas ao ambiente de trabalho de outros tipos de violência”, contou.

A professora ainda lembrou que a prática é capaz de causar transtornos a quem sofre, como depressão, queda de libido, aumento de alcoolismo e pressão alta.

Na semana passada, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou em segunda discussão o projeto de lei da deputada Inês Pandeló, junto com os deputados Sabino (PSC) e Graça Pereira (DEM) e a ex-deputada Sula do Carmo, que institui o 2 de maio como Dia Estadual de Luta contra o Assédio Moral. O texto aguarda sanção do governador Sérgio Cabral.

Segundo a deputada Inês Pandeló, é importante que a sociedade tenha dias para reflexão. “Muitas pessoas não sabem como agir ao serem assediadas. A partir do próximo ano, caso o projeto seja sancionado, teremos o dia 2 de maio para conscientizar a população”, disse. O programa será reprisado na sexta-feira (22/04), às 20h; no sábado, (23/04), às 16h30; e no domingo (24/04), às 18h30.