[Por Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari]
Em um dos acidentes, houve o rompimento de um cabo de uma ponte rolante. Uma ferramenta que estava içada, de aproximadamente três toneladas, caiu sobre outras estocadas na mesma área, causando danos materiais. Por pouco não atingiu o operador de ponte rolante.
Em outro, na manhã da quinta-feira (24), um painel elétrico pegou fogo, paralisando a produção da área da estamparia por algumas horas. Mesmo no escuro, se insistia que a produção fosse retomada a qualquer custo. A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari vetou e chamou a atenção do pessoal da segurança sobre a falta de compromisso com os trabalhadores.
Após reunião realizada no escritório da Sódecia com gerente, técnico de Segurança, RH e dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, ficou constatado que várias irregularidades já vinham acontecendo.
Segundo o gerente da empresa, o caminho mais fácil para resolver o problema seria aplicar uma advertência em cada operador de ponte rolante, o que não foi acatado pelos dirigentes do sindicato que deixaram claro que a negligência estava na falha de gerenciamento por parte dos líderes da empresa, inclusive ele.