Publicado em 06.06.11 – Por Marina Schneider
A manifestação dos bombeiros e seus familiares hoje em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro recebeu o apoio de sindicatos, parlamentares, militares reformados e de outros trabalhadores. Em uma mobilização pacífica, os bombeiros pediam a libertação dos 439 colegas presos no último sábado (04.06) e a abertura de negociação com o Governo do Estado de melhores salários e condições de trabalho. O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) anunciou que a partir desta terça-feira a pauta da Alerj será trancada e as atividades só voltarão ao normal após a libertação dos bombeiros.
No domingo (12.06) haverá caminhada na Praia de Copacabana em solidariedade à luta dos bombeiros. A concentração acontece às 10h em frente ao hotel Copacabana Palace e a caminhada segue em direção ao Posto 6.
“Nosso objetivo não é entrar em conflito com ninguém”, frisou o Cabo BM Oliveira, um dos porta-vozes do movimento. Segundo informações dos manifestantes, bombeiros de Nova Iorque e de Miami, nos Estados Unidos, pararam durante uma hora ontem (05.06) em solidariedade aos colegas do Rio. Profissionais da educação e da saúde também manifestaram apoio à luta dos bombeiros.
O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) parabenizou a luta dos bombeiros e afirmou que a reivindicação deles é uma das pautas mais justas que tramitam na Alerj. “Não podemos aceitar a postura de irresponsabilidade do governo. Vamos brecar a pauta da Alerj enquanto os 439 bombeiros não forem soltos. Este é um procedimento regimental que podemos fazer”, afirmou Freixo. “Todos queremos que este movimento gere uma vitória que não é só dos bombeiros, é de todo o estado do Rio de Janeiro”, completou. “A partir de terça-feira esta casa está parada em solidariedade a vocês”, frisou a deputada estadual Enfermeira Rejane (PC doB). Representando a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o deputado federal Chico Alencar (PSOL) também anunciou o seu apoio. “Queremos apurar as ofensas aos direitos humanos e ao direito de reivindicação assegurado pela Portaria Interministerial nº 02/2010”, afirmou.
O presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra), que também é da Câmara Legislativa do Distrito Federal deputado distrital CaboPatrício (PT) esteve na manifestação e informou que caravanas em apoio aos bombeiros fluminenses estão sendo organizadas em todos os estados. Outros parlamentares e membros da sociedade civil também prestaram solidariedade ao movimento dos bombeiros.
Informações sobre a organização do movimento em http://www.bombeirosdobrasil.com/