Publicado em 04.07.11 – Por Vivian Fernandes, da Radioagência NP

Dos 391 jovens assassinados nos cinco primeiros meses deste ano no Espírito Santo, 77% corresponde a negros. Somente em abril, foram 91 homicídios, cerca de três por dia. Essas informações são de uma pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Violência da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O estudo foi apresentado em debate sobre juventude e violência, na última quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa do estado.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Eugênia Raizer, o crescimento econômico do Espírito Santo não se reflete na superação das desigualdades sociais. Um mapa sobre a situação da violência no estado aponta que são nas comunidades mais carentes onde se concentram as maiores taxas de homicídios.

O Espírito Santo ocupa o terceiro lugar na lista de assassinatos de jovens no Brasil. Segundo dados do Mapa da Violência – elaborado pelo Instituto Sangari e o Ministério da Justiça –, em 2008 mais de 17 mil jovens foram assassinados no país. O mesmo estudo mostra que o número de morte entre brancos diminuiu, enquanto o de negros aumentou 12% em um período de seis anos. Diversos movimentos sociais e entidades pastorais promovem a “Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens”.