[Por Sheila Jacob] Desde agosto do ano passado está sendo transmitido o programa de rádio do Brasil de Fato Rio. Ele vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18h às 18h55. Pode ser ouvido no site do Brasil de Fato, pelo aplicativo e também pela rádio Band AM 1360. A apresentadora é a radialista Denise Viola, que aborda as informações a partir de uma “visão popular do Brasil e do mundo”, como diz o slogan. “A gente procura tratar os acontecimentos com a perspectiva dos trabalhadores, dos movimentos populares. É comum, em outras rádios, privilegiar opiniões dos patrões, dos grandes grupos empresariais, de um tipo específico de especialistas… Na rádio Brasil de Fato não. Temas como a reforma da previdência, a reforma trabalhista e agora a tragédia de Brumadinho, por exemplo, são abordados de uma forma não tradicional. Procuramos privilegiar o ponto de vista dos principais impactados”, afirma Filipe Cabral, jornalista e produtor da rádio no Rio. Uma boa notícia recente é a de que essa experiência pioneira está dando frutos: a partir de fevereiro, São Paulo e Pernambuco também terão programas informativos diários, a exemplo do que vem ocorrendo há seis meses no Rio de Janeiro.
Nessa uma hora diária de programação, além das notícias e entrevistas, também constam quadros sobre temas variados: esporte, cultura, cinema e história das lutas dos trabalhadores, este último veiculado às terças-feiras com a participação da jornalista do NPC, Claudia Santiago. Filipe Cabral explica que uma das propostas é “descentralizar” a abordagem das notícias sobre o Rio, ou seja, trazer informações e dicas para a população das zonas norte, oeste, da região metropolitana do Rio, localidades que não costumam ser muito valorizadas em outras programações. Os ouvintes também devem ficar ligados, pois durante a transmissão ao vivo são sorteados ingressos de cinema. Também há, de vez em quando, parcerias com instituições como o Armazém do Campo, do MST, que presenteia os selecionados com cestas de produtos da reforma agrária.
Outras rádios também podem ser parceiras, ou seja, podem reproduzir os áudios gratuitamente, desde que citada a fonte e mantida a íntegra do material. Todos os programas ficam disponibilizados no site, onde também é possível acompanhar a programação diária da Rádio Nacional Brasil de Fato e os podcasts.
Para saber mais sobre como se tornar parceiro, acessar os programas antigos e saber como baixar o aplicativo, basta clicar em https://www.brasildefato.com.br/radioagencia/