[Por João Brant] Semana passada, parte do Brasil descobriu, pela troca de áudios (conversa? rs) entre Bebianno e Bolsonaro, que a Globo faz lobby. Percebida no meio de uma polêmica que derrubou o Secretário Geral, a emissora soltou uma nota dizendo que “visitas de diretores do Grupo Globo a autoridades dos diferentes poderes, servidores públicos, executivos de empresas e representantes da sociedade civil são rotineiras”. De fato, as visitas são rotineiras e este tipo de atuação é normal para empresas desse porte. Mas como seu conteúdo não costuma vir a público, isso torna todos os estudos sobre o lobby das empresas de televisão raros e difíceis.
Particularmente, sempre achei que era preciso entender melhor essa história. Até porque ela ajuda a montar o quebra-cabeças sobre o real poder das empresas de televisão. Dediquei, então, meu doutorado a entender como essas empresas atuam para defender seus próprios interesses. Estava interessado especialmente em entender como elas utilizam os recursos políticos que elas controlam diretamente, ou seja, como elas usam o seu jornalismo (e seu controle de acesso à esfera pública) a seu favor. Para isso mergulhei no caso da política de classificação indicativa, que gerou 18 anos de tensão entre empresas e Governo Federal. O caso é fascinante, e consegui entrevistar muita gente (do governo, das empresas e da sociedade civil) que ajudou a revelar e trazer à luz fatos e perspectivas até então desconhecidos.
A tese conclui que as empresas de televisão constituem, per se, um centro de poder que é interlocutor qualificado do poder político em escala nacional, e reforça o entendimento de que a relação entre comunicação e política não pode ser compreendida apenas como de influência entre dois campos, mas deve partir do reconhecimento das empresas de televisão como atores políticos.
Sexta-feira a tese foi publicada no banco de teses e dissertações da USP. Deixo o link abaixo para quem quiser mergulhar nesse tema:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-22022019-181255/pt-br.php