Discute a utilização de diferentes recursos pedagógicos no processo de ensino. O filme mostra como o uso de imagens, bonecos, sons e cores pode colaborar no processo de memorização e de estímulo ao desenvolvimento da criatividade. Questiona a ilusão de que os recursos pedagógicos, especialmente aqueles propiciados pelos avanços tecnológicos, seriam as soluções automáticas para os problemas pedagógicos e diminuiriam o trabalho dos professores.
Diversos educadores e especialistas, com destaque para o mundialmente reconhecido Paulo Freire, criticam essa visão. Ele diz: “O recurso é uma possibilidade. Não é o objetivo, é o meio. Não é o meio de domesticar o educando, mas de melhorar a mim mesmo como docente. E completa:” Eu não posso querer nem usar nenhum recurso contra a liberdade do educando (…) Os recursos estão em função de objetivos do educador e da política e perspectiva filosófica do educador (…) todo avanço tecnológico pode implicar coisas boas e coisas más.”
Sugestão de uso: Indicado para educadores que queiram discutir a utilização dos recursos pedagógicos no processo de ensino.
Direção: Marithê Azevedo; 1994; 18 minutos.
Realização: TV dos Trabalhadores e Instituto Cajamar
Contato: (11) 4127-7102 / 41273922 tvt@glabor.com.br // www.smabc.org.br/hotsites/tvt/tvt.htm