Narra a história de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, em 1919. Nesta revolta, muitos marinheiros morreram lutando contra as más condições de trabalho e contra o tratamento que sofriam por parte da Marinha de Guerra Brasileira. “Um herói nacional que não está nos livros”. É esse herói que os depoimentos de escritores, historiadores e de dois dos seus filhos, D. Zelândia e Adalberto Cândido, entre outros, tentam nos mostrar através dos seus testemunhos.
O vídeo abrange desde a preparação da Revolta, que durou dois anos, até o destino de cada um que sobreviveu à luta. João Cândido teve um destino diferente dos outros sobreviventes por ter sido o líder da rebelião. Foi preso e torturado durante anos, mas sua resistência garantiu que vivesse, ainda que precariamente, até os 89 anos. Um dos seus maiores ensinamentos foi: lutar contra qualquer tipo de injustiça que possa haver, contra si mesmo ou contra um dos seus. O importante é a união, lembra o herói da Revolta da Chibata.
Sugestão de uso: Para aulas ou debates que tenham a História dos negros no Brasil como tema e também para grupos de defesa dos direitos humanos.
Realização: Nós do Cinema; 2001; 20 min.
Contato: (21) 2226-0668; producao@nosdocinema.org.br