No início deste documento, a jornalista e ambientalista Tereza Urban manifesta a sua preocupação com que a historia venha a ser esquecida, afirmando a sua convicção de que é importante preservar a memória. Referia-se aos anos de chumbo da ditadura militar. À época, estudante e militante, Tereza viveu os horrores da prisão política e, neste vídeo, faz um relato de sua experiência. Como ela, outros ativistas que resistiram ao golpe militar de 1964 também resumem um pouco da trágica vivência entre os muros da ditadura. Lygia Mendonça, então estudante, hoje socióloga e sanitarista, está também entre os que lutaram. Seguem-se os depoimentos do dirigente sindical Wilson Pevidi, ex-bancário, hoje aposentado; de Expedito Rocha, ex-operário, hoje escultor; de José Lopes, estudante nos anos 60, hoje médico; e de Cláudio Ribeiro, também estudante na década de 1960, hoje advogado.
Os temas em discussão são pesados – torturas, assassinatos, clandestinidade, desaparecimento de presos políticos. Mas, como bem observam os que viveram os anos de chumbo, essa é uma historia que não dá para esquecer. Daí o nome do filme.
Sugestão de uso: Para todos que desejam conhecer a historia não oficial dos 21 anos de ditadura militar no Brasil. Poderá interessar a partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais em geral.
Direção: César Sanson / 2004 / 20 min.
Produção: Quem TV Produções Audiovisuais Realização: CEPAT
Contato: quemtv@brturbo.com // cepat@brturbo.com