Filmado no Rio Grande do Sul, este documentário mescla cenas gravadas no cotidiano do assentamento 19 de Setembro, na localidade de Guaíba, com imagens de eventos. Entre eles, o encontro da Via Campesina, o III Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, e o lançamento da campanha Sementes – Patrimônio da Humanidade, em Charqueada. Inclui, ainda, entrevistas de lideranças do MST e da Via Campesina.

Didático, o vídeo explica por que a utilização das sementes transgênicas, também conhecidas como organismos geneticamente modificados (OGMs), é tão nociva. Cruzamentos de espécies diferentes, produzidos artificialmente em laboratórios, os transgênicos interessam apenas às dez grandes empresas multinacionais que controlam essas técnicas. A implantação dos transgênicos assegura o controle comercial dos produtos por parte dessas poucas, mas poderosas empresas, pois as sementes são estéreis, ou seja, não se reproduzem após a colheita e sempre deverão ser compradas da empresa que as produzir. Além disso, ainda não se conhecem os efeitos desses organismos à saúde das pessoas e do meio ambiente, em longo prazo.

Sugestão de uso: Núcleos de sem-terra, pastorais da terra, sindicatos, universidades e escolas, núcleos de defesa do consumidor, grupos ecológicos e antiglobalização.

Direção: Carlos Pronzato; 2006; 34 min.

Produção: Coceargs / MST / Via Campesina Finalização: MF Vídeo – Salvador (BA) / Paraguassu Vídeo – Maragogipe (BA)

Contato: (71) 3345-1268 semterra@mst.org.br// pronza8@yahoo.com.br