Conta a história de 20 anos de luta do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com imagens extraídas de diversos filmes e de jornais sindicais da época e sua relação com as mudanças no país.
O filme começa narrando a mudança no sindicalismo brasileiro a partir das grandes mobilizações de 1978, quando a luta pela reposição da inflação levou milhares de trabalhadores à greve. Mostra que a repressão não conseguiu frear as mudanças entre os trabalhadores, que levantavam suas mãos, exigindo liberdade e autonomia para os sindicatos, anistia para os presos do regime militar e o fim da ditadura e do arrocho.
A fundação da CUT, o movimento pelas Diretas, já!, a organização das comissões de fábrica, a luta pela redução da jornada de trabalho influenciavam toda a vida política brasileira. A participação na Constituinte, a solidariedade internacional, a eleição de 1999 reforçaram a importância do Sindicato dos Metalúrgicos e as mudanças pelas quais este passou.
A mesa de negociação e a luta cotidiana pela democracia e cidadania marcaram a nova fase sindical caracterizada pela dureza do projeto neoliberal. Nova realidade feita de flexibilização de direitos, mudanças tecnológicas e do controle absoluto do mercado sobre toda a sociedade.
O filme mostra diferentes formas de luta que podem ser resumidas nas palavras da principal liderança da história daquele sindicato, Lula: “Que ninguém nunca mais ouse duvidar da capacidade de luta dos trabalhadores”.
Direção: Nanci Barbosa; 1998; 20 min.
Realização: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – TVT
Contato: (11) 4127-7102/4127-3922 tvt@glabor.com.br // www.smabc.org.br/hotsites/tvt/tvt.htm