Documentário feito a partir de uma denúncia de que trabalhadores caminhoneiros estariam cumprindo uma carga horária de trabalho excessiva e prejudicial. O Sindicato dos Caminhoneiros de Santo André escalou uma equipe para acompanhar o motorista Luís, que faria o trajeto São Paulo-Belém-São Paulo em sete dias, para entregar um carregamento de revistas da Editora Abril. O filme narra todos os passos do caminhoneiro, desde a hora em que deixou São Paulo, na segunda, dia 23, até o seu retorno ao estado, na terça, dia 30.
Sem dormir nem um segundo durante toda a viagem, efetuando descargas por conta própria e resolvendo problemas do caminhão, Luís chega com seu carregamento a Belém. Depois de efetuada a entrega, a viagem prossegue. Luís completa 70 horas sem dormir, para cumprir sua última entrega, em São Luís do Maranhão, já no caminho de volta. No dia 28, após 86 horas de trabalho e apenas três horas de sono, Luís confessa à equipe que o único jeito de aguentar essa jornada é com o auxílio de estimulantes, mesmo temendo que isso possa afetar sua saúde no futuro. Tem início a viagem de volta, mas logo no princípio ocorre um acidente. O filme termina pedindo ações junto às autoridades para a redução da jornada e melhoria das condições de trabalho dos caminhoneiros.
Sugestão de uso: Bom para compartilhar experiências comuns a milhares de trabalhadores, especialmente do setor de transporte rodoviário e incentivá-los a lutar por seus direitos.
Produção: Sindicato dos Motoristas de Ônibus de Santo André/ SP; 1997; 33 min.
Contato: (11) 4994-7988 sintetra.imprensa@uol.com.br // www.sintetra.org.br