O documentário é uma homenagem a Edma e Marcos Valadão, casal de enfermeiros assassinados no dia 20 de setembro de 1999, no Rio de Janeiro. Marcos era presidente da Seção Rio da Associação Brasileira de Enfermagem, e Edma, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio. O vídeo foi realizado na semana seguinte ao assassinato, ocorrido na avenida Marechal Rondon, subúrbio do Rio.
Marcos e Edma não morreram vítimas da violência urbana. Morreram porque lutavam pelos direitos dos trabalhadores e também contra diversas irregularidades que vinham ocorrendo dentro dos Conselho Federal e Estadual de Enfermagem (Cofen e Coren-RJ). Mesmo sofrendo diversas ameaças, continuaram suas denúncias. Foram assassinados.
O filme nos apresenta imagens do casal lutando pela formação do sindicato, pelo povo, por uma nova sociedade. Narra a história de duas pessoas que se uniram por amor e que devotaram parte desse amor à busca incessante de uma sociedade mais justa, sem explorados e sem exploradores.
Sugestão de uso: Exemplo de produção doméstica feita com poucos recursos, para ser usada na luta do dia-a-dia e como exemplo de recuperação emergencial da memória de ativistas mortos em favor de sua classe.
Direção: Claudia Santiago; 1999; 12 min.
Produção: Eduardo César
Realização: Sind. dos Enfermeiros e Assoc. Brasileira de Enfermagem
Contato: (21) 2220-5618 npiratininga@uol.com.br // eduardofotonunes@ig.com.br