Documentário sobre a luta e organização dos trabalhadores rurais no Brasil a partir do I Congresso do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais da CUT (DNTR-CUT). O vídeo resgata a memória das principais lutas no campo desde a década de 1950, mostrando que a reforma agrária, a defesa do meio ambiente, a produção familiar e as melhorias das condições de trabalho e dos salários não são uma luta só dos rurais, mas de toda a classe trabalhadora.

Os rurais da CUT mostra como o golpe militar abortou, através da repressão, as lutas e a organização dos trabalhadores rurais. O processo de modernização que foi implantado favoreceu apenas os grandes produtores, os latifundiários e a agroindústria, com subsídios e créditos para exportação. Aos trabalhadores couberam a miséria e o êxodo para as periferias dos grandes centros. Agrotóxicos, super exploração do trabalho, aumento dos latifúndios pelos grandes proprietários, falta de acesso à terra, baixos salários, derrubada das florestas e construção de barragens. Estes foram alguns dos fatores que levaram os trabalhadores às greves, às ocupações de terra e à organização.

Com depoimentos emocionantes e imagens chocantes, o filme mostra a participação de trabalhadores sem-terra, parceiros, meeiros, seringueiros e outros extrativistas, pequenos agricultores, bóias-frias e assalariados rurais na luta pela terra e por um novo Brasil.

Sugestão de uso: Documentário indicado para aulas de História, Geografia, cidadania e para debates políticos e cursos de formação sindical que tenham como tema a política agrária brasileira, o sindicalismo no Brasil e a luta pela terra.

Direção: Beto Novaes e Paulo Pestana; 1992; 35 min.

Realização: DNTR-CUT e Centro Ecumênico de Documentação e Informação

Contato: (21) 2233-7727 / 2233-4535 rnovaes@centroin.com.br // www.idaco.org.br