A Resistência (PSOL) convida a todos para o Cinedebate: Escravização Moderna no Brasil, evento da Campanha de 21 dias de ativismo Contra o Racismo, com a apresentação do filme “Pureza” (2022), do diretor Renato Barbieri. O debate terá a participação da professora Marcela Soares (Departamento de Serviço Social da UFF), membra do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo (CETP-COETRAE/RJ); de Maria Izabel Monteiro, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro (STDRJ); e Matheus Gomes, deputado estadual (PSOL), membro da Bancada Negra da Assembleia legislativa do Rio Grande do Sul, empenhado na responsabilização dos envolvidos na escravização de 207 trabalhadores resgatados de vinícolas na cidade de Bento Gonçalves.
A mediação ficará por conta de Michelly Santiago, pedagoga e professora da rede municipal de Maricá.
O tema é mais do que nunca urgente e atual: No final de janeiro, 207 pessoas submetidas a condições de trabalho análogas à de escravo foram resgatadas na cidade de Pelotas. Elas prestavam serviço para as vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi, Salton e outros produtores rurais do Rio de Grande do Sul.
Data: 17/03/2023.
Horário: 17 horas.
Local: Av. 13 de maio, 13, N° 2405, Cinelândia – Centro/RJ. A campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo!” é uma mobilização realizada através de eventos e discussões organizados de forma coletiva pela passagem do dia 21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A campanha foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao “Massacre de Sharpeville”, ocorrido no dia 21 de março de 1960, quando 69 pessoas foram assassinadas e 186 feridas pela polícia quando protestavam de forma pacífica contra a segregação racial na cidade de Shaperville, província de Gautung, África do Sul.