Os modos do bem viver, o autocuidado e o cuidado coletivo, as tecnologias e receitas de alimentos e remédios naturais e também as estratégias dos processos auto-organizativos estão no Guia de Práticas para o Bem Viver. Memória e Sabedoria das Mulheres da Amazônia Maranhense. Publicado pela Rede Emaranhadas, com apoio do Instituto Clima e Sociedade, o livro, assinado por 13 coautoras, foi lançado no dia 18 de março, no Casarão Reocupa, no Centro de São Luís (MA), evento que contou com o apoio do Coletivo Reocupa e do restaurante Cozinha Ancestral e com apresentação do grupo de caixeiras do divino da comunidade Santa Rosa dos Pretos.

O projeto Emaranhadas foi criado em 2021 por Jaqueline Vaz, negra, educadora popular, assistente social e agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT); pela advogada e educadora popular Karoline Ramos; por Polyana Amorim, formada em Comunicação Social; e por Silmara Moraes, educadora popular e estudantes de Ciências Sociais. O objetivo deste coletivo é conhecer, dar visibilidade e trocar experiências sobre cuidados coletivos, direito à terra, território, da natureza e fortalecer redes e os processos auto-organizativos construídos pelas mulheres da Amazônia maranhense da região metropolitana de São Luís.

Em seu primeiro ano, o Emaranhadas se propôs a mapear e reunir as experiências de bem viver de mulheres da região metropolitana de São Luís, através de encontros de mulheres. Na pauta, estavam a luta e o direito à terra e ao território, as estratégias de manutenção do bem viver, o autocuidado e o cuidado coletivo, as tecnologias ancestrais e as receitas de alimentos e remédios naturais, bem como os processos auto-organizativos construídos por estas mulheres em suas comunidades na luta por seus direitos, sobretudo o direito à terra e ao território.

Daí surgiram dois produtos principais: o site onde estão registradas todas as atividades desse primeiro ano de Emaranhadas: www.emaranhadas.org.br; e o livro, disponibilizado de forma física e virtual, o Guia de Práticas para o Bem Viver: memória e sabedoria das mulheres da Amazônia maranhense. | Leia a matéria completa: https://emaranhadas.org/2023/03/18/guia-para-o-bem-viver/.